É possível ir ao encontro do verdadeiro Natal?

Meditação

01/12/2011

De novo o agito está no ar, nas ruas e nas famílias. De novo é tempo de visitas! É tempo de levar doces e panetones. É tempo de fazer biscoitos coloridos. É tempo de comprar presentes.
Neste tempo de agito é difícil encontrar o Cristo Jesus, o nascido no primeiro Natal. Em meio à correria de compras e vendas é difícil descobrir a mensagem do Evangelho e meditar sobre o mistério do menino nascido numa manjedoura.
O Natal se compra em prestações que começam só depois do carnaval. As pessoas se contentam com uma alegria passageira e com longos compromissos financeiros. A alegria está ao alcance de todos, sim, de todos que tem dinheiro ou um cartão de crédito. Isso traz felicidade?
Na estrebaria não compramos nem pagamos; ali a felicidade é de graça. Sim, no presépio de Belém encontramos a alegria para a nossa tristeza, o consolo para a nossa dor e companhia para nossa solidão.
Ali encontramos um Natal onde ninguém faz condições. Ali, no presépio de Belém, a única condição é chegar lá, trazendo a sua dúvida, a sua solidão e a sua ansiedade. Por isto, neste Natal, olhe atentamente para o Menino na estrebaria.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim”. (Isaías 9.6-7a)
Porque neste Menino – o Salvador Jesus Cristo – está tudo o que cada pessoa precisa ter. O resto é passageiro. Ali, no Menino Jesus está seu passado, está o seu presente e seu futuro. Ele oferece a possibilidade de que neste Natal cada pessoa nasça de novo. Ele deseja nascer e viver dentro de você para que o mundo creia que você e eu somos seus discípulos. Vai até Jesus. Dá passos de fé e esperança em direção a Jesus. Ele está ali, ao seu alcance. Ele estende a Sua mão salvadora. Segure a mão de Jesus neste Natal.
Oração:
Senhor Jesus Cristo, que grande mistério é esse teres vindo nascer como uma criança. Tu és Deus que se fez criança no estábulo para nos salvar. Por isso rejubilam os céus e rejubilamos também nós. Paz e alegria brotam em nosso coração ao adorarmos a ti, Jesus querido. Entregamos a nossa vida a ti, em fé, esperança e amor. Trevas não têm mais lugar em nossa vida porque tu és luz! Amém, Jesus!
 


Autor(a): Rolf Rieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 11921
REDE DE RECURSOS
+
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br