Por que sou cristão luterano?
P. Telmo Noé Emerich
Às vezes percebo que algumas pessoas têm certo receio de falar que são luteranas. Por um lado, pode ser uma marca daquela pessoa que não gosta muito de falar de religião, ou, também pode denotar uma certa vergonha da sua Igreja. Eu quero aqui afirmar alguns motivos pelos quais sou cristão luterano.
Um dos motivos é porque é uma Igreja que leva a sério a pregação e o estudo da Palavra de Deus. Na época em que eu fazia o curso de teologia em São Leopoldo, RS, o mesmo tinha uma duração de seis anos. Hoje, foi reduzido um pouco esse período, contudo, além da duração do curso, o que mais chama a atenção é a qualificação do mesmo. Quantos professores são doutores em teologia! Por que falo isso? Dentre outras coisas, porque há muitas pessoas que se dizem pastores e pastoras, se equivalendo em título, aos pastores luteranos, mas têm uma formação teológica muito pobre. E, de forma especial, é para ressaltar que essa Igreja leva a sério a Palavra de Deus, por isso, leva a sério a formação de seus obreiros e obreiras.
Sou cristão luterano porque essa é uma Igreja que verdadeiramente evangélica, ou seja, dentre outras coisas, não é uma Igreja marcada pelo legalismo, pelo cumprimento de uma série de regrinhas, uma série de leis. Mas é uma Igreja marcada pela graça de Cristo. É uma Igreja marcada pela liberdade cristã. Uma liberdade marcada pelo compromisso com Deus e com o próximo.
Sou cristão luterano porque a minha Igreja tem ordem no culto. A minha Igreja tem uma liturgia muito bem formulada. Os cultos têm uma ordem, uma direção, uma seqüência. A minha Igreja tem um louvor cantado muito bonito. São raras as igrejas que podem se dar ao luxo de ter hinos com a profundidade e riqueza que nós temos.
Sou cristão luterano porque na minha Igreja o pastor não administra a parte financeira. Há um presbitério que o faz. É claro que o pastor faz parte do presbitério, mas não assina cheques, não estipula quanto que vai ganhar. Ele tem uma remuneração digna. Falo isso, pois a há várias igrejas por aí, onde o pastor concentra a parte financeira nas suas mãos. Não concordo com tal prática! Pode levar o pastor a explorar o rebanho de Cristo!
Sou cristão luterano porque na minha Igreja as mulheres têm vez e voz. Não somos fundamentalistas! Cada vez se valoriza mais a participação feminina na comunidade, demonstrando que na Igreja Luterana elas são valorizadas. Não vemos a mulher nem como superior e nem inferior ao homem, mas no mesmo nível, pois ambos são amados da mesma forma por Deus.
Sou cristão luterano porque a minha Igreja não explora os fiéis, mas tem como meta a conscientização dos mesmos de que é necessária a contribuição para a manutenção das atividades e para o crescimento da obra de Deus no mundo.
Sou cristão luterano porque a minha Igreja é uma Igreja ecumênica. Ela não se isola, achando que é dona da verdade, mas se abre em diálogo com outros irmãos de diferentes denominações. Gosto desse estilo, pois no coração de Jesus há o desejo pela unidade, conforme Ele diz em João 17.20-21.
Eu sou cristão luterano porque eu gosto da gente da minha Igreja. Não são perfeitos, muito pelo contrário. Vemos que há muitos problemas. Mas, não sei porque, é entre esse pessoal que eu me sinto em casa.
Que Deus lhe abençoe e faça que você veja como é bom ser membro dessa Igreja que ama ao Senhor Jesus. Que você fale com alegria a respeito da sua Igreja, pois é uma Igreja boa e séria.
--------------------------------------------------------------------------------
* P. Telmo Noé Emerich é pastora na Comunidade de Petrópolis (RJ)