Deus diz: “Por breve momento te deixei, mas com grande misericórdia torno a acolher-te.” (Isaías 54.7)
O Ano Eclesiástico 2011 está se despedindo e o novo Advento já iniciou. Estamos respirando o aroma das flores da primavera, acordando com o canto dos pássaros. Mas também já estamos convivendo com a atmosfera do tempo climático de verão. As estações da natureza se fundem e se confundem, dando assim, continuidade ao milagre da criação. É milagre da vida – Deus sempre presente.
Virada de ano é isso, olhar para traz, para avaliar e mirar para frente, com novos sonhos para topar novos desafios. Os textos litúrgicos indicados pelas igrejas, para celebrados ecumenicamente neste período, levam nossos pensamentos ao passado e ao novo. Textos que querem nos ajudar em avaliarmos a nossa vida e ao mesmo tempo nos animam para o novo, alimentando-nos com esperança e confiança. “tudo está feito! Eu sou o *Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida.” (Apocalipse 21.6)
No Hinário da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, temos o hino 474, de autoria desconhecida, cuja letra é inspirada em Hebreus 13.8: Ontem, hoje e sempre.
/: Ontem ele foi, hoje ele é.
Haja o que houver,
sempre ele será.:/
A água que mata a minha sede,
o pão que sacia a minha fome,
a paz que domina e consome,
tanta guerra aqui dentro de mim.
Haja o que houver, sempre ele será.
A brisa que sopra no campo,
a fonte que nasce na serra,
sempre será sal da terra,
a estrela de cada manhã.
Ontem ele foi, hoje ele é.
Haja o que houver, sempre ele será,
haja o que houver, sempre ele será.
É espiritualidade encarnada, no Deus sempre presente, haja o que houver, sempre ele será. Passa ano e entra ano, ele permanece o mesmo, firme na promessa, do Deus Conosco, Emanuel que nasce de mulher humilde. Já nasce no escândalo numa manjedoura, pois não havia lugar na pousada. O escândalo continua na cruz – “Por breve momento te deixei”. Mas há Páscoa. E sempre ele será – o Alfa e o Ômega – que cuida e guarda e assim o queremos seguir.
Publicado em Diocese Informa - edição Dezembro/2011 - Diocese de Joinville