O Brasil é um país cuja principal característica é a grande diversidade cultural, marcado pela presença de diferentes povos e realidades. O Estado de Rondônia também tem como característica principal a grande diversidade cultural. Em nosso Estado encontramos uma mistura de diversas culturas. Isso porque quando Rondônia começou a sua história, vieram pra cá pessoas de vários lugares do Brasil: gente de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, (Etc...) A população de Rondônia é uma das mais diversificadas do Brasil.
A carta de Paulo aos Coríntios foi escrita para uma Comunidade muito parecida com a nossa. Uma comunidade cristã muito diversificada, na qual viviam pessoas de quase todos os lugares do Império Romano. Em Corinto a diversidade de cultura e realidade acabou gerando muitos conflitos. Em nossas Comunidades, em nossos contextos, o mesmo também tem acontecido. Em todo o Brasil encontramos conflitos e divisões que não precisariam existir.
Este ano a SOUC (Semana de Oração pela Unidade dos cristãos) promoveu que as nossas Comunidades refletissem sobre um dos grandes desafios da humanidade e do cristianismo: saber viver e conviver com as diferenças.
Em Alta Floresta (RO) as Comunidades Católicas e Luteranas se reuniram e celebraram a fé. A pergunta que o Apóstolo Paulo fez para a Comunidade de Corinto foi dirigida a nós também: “POR ACASO CRISTO ESTÁ DIVIDIDO?” (1Co 1.1-17) Em nossas celebrações ecumênicas respondemos que NÃO! Não é Cristo que está dividido. Divididos estão nossos relacionamentos e opiniões, com diferentes interpretações. Divididas estão as nossas famílias que não conseguem se entender. Divididas estão as nossas comunidades, quando cada uma pensa somente no seu próprio umbigo.
As palavras do Apóstolo Paulo aos Coríntios nos ajudam a perceber, neste tempo de Pentecostes, que existe uma riqueza muito bela em nossas Comunidades, seja ela a Católica, a Luterana, ou ainda outra que confesse Jesus Cristo como Senhor e Salvador. O Espírito Santo de Deus nos deu dons e conhecimentos diferentes para que possamos viver unidos e contribuir nesta nossa linda diversidade.
Existe um relato que afirma que, certa vez, o Imperador Napoleão Bonaparte ameaçou um bispo dizendo que ele destruiria a igreja. Dizem que o bispo começou a rir e perguntou: “como você pretende destruir a igreja se nem nós, com nossas divisões e brigas ainda não conseguimos?”
Nós devemos agradecer a Deus, porque apesar das nossas divisões, brigas, crises e dificuldades, Ele continua confiando que nós podemos conviver numa Igreja Cristã mais unida e viva. Podemos contribuir com nossos dons para fortalecer o diálogo e superar os possíveis problemas que causam conflitos na vida comunitária e ecumênica.
CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA (Interior – Sítio)
CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA (Cidade)
Que possamos olhar mais para o que nos une e não tanto para o que nos separa. Lembremos: Cristo não está dividido e nós não devemos dividi-lo com nossas diferenças!
Pastor Marcelo
Paróquia Luterana Caminho da Fé
Alta Floresta D’oeste-RO
(Sínodo da Amazônia - IECLB)