Ponha seu camelo na conta

16/09/2008

Os temores são cada vez maiores. A insegurança em muitas cidades aumenta em escala assustadora. O que fazer ? As crises crescem continuamente. A vida familiar parece em crise. Qual a perspectiva? Qual é o futuro? Parece que para muitos o medo se instala. A insegurança que se vive em São Paulo combina com a história dos discípulos de Jesus trancados em casa com medo de serem presos ou mortos logo após a crucificação de Jesus.


As portas trancadas demonstram o sepultar da esperança de termos mais liberdade e confiança. Quando os discípulos estavam trancados, com medo Jesus aparece no meio deles e diz: “Paz seja convosco”, os enviou para anunciar o perdão dos pecados. Justamente na hora em que estavam revoltados e com muito medo.

Uma história nos conta que um árabe deixou como herança 17 camelos para seus 3 filhos. No testamento determinou que o mais velho recebesse a metade dos camelos, o segundo filho a terça parte e o outro filho a nona parte. Isto complicou muito pois não conseguiam dividir os animais. Metade de 17, não tem jeito, um terço .. impossível, e o mesmo, com a nona parte . Brigaram, discutiram, se ofenderam, e ficaram cheios de ódio. Sem paz. Nesta situação chega um amigo da família, montado em um camelo e procurou fazer a paz entre os irmãos. Vendo que estava difícil, quase impossível ele deu o seu camelo para apaziguar os herdeiros. Pois bem, agora eram 18 camelos. O filho mais velho ganhou então a metade, 9 camelos. O segundo, um terço, 6 camelos e o mais novo a nona parte, 2 camelos. Somando os camelos que cada um recebeu: 9 + 6 + 2 = 17.

Sobrou um. Este era o camelo do amigo e por consenso, foi devolvido para o amigo que os ajudou e os encaminhou para a paz.

O nosso medo e desconfiança não deixam a conta, em nossa casa, na cidade e no mundo dar certo. A conta parece não fechar. A mudança somente é possível quando participarmos na busca por transformação, sem medo de perder. Jesus diz: “Bem aventurados os promovem a paz” Mateus 5.9 Não é possível buscarmos uma solução individual. Mas, onde é o início? Começa em nossa casa, lá onde vivemos. É necessário participar, colocar-nos à disposição, colocar o camelo na conta.

P. Dalcido Gaulke


Autor(a): Dalcido Gaulke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8573
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br