Política e corrupção andam lado a lado?

13/08/2004



Estimada/o Internauta!

O lema para a semana que estamos iniciando no domingo é: Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança. (Salmo 33.12). É o grito do salmista para louvar este Deus que tudo criou e tudo preserva, ele sabe o valor do que foi criado. Hoje o homem, no entanto tem o especial dom de destruir muito e preservar pouco.

Estamos nos preparando para um novo período de eleições, candidatos já estão vomitando promessas que com certeza não irão cumprir, importando-se, no entanto, para chegar lá no poder. Será que o versículo do salmista é compatível ao nosso país? A nossa nação tem Deus como seu Senhor? Difícil de perceber com tanta coisa que anda acontecendo por aí. Eu imagino uma nação dessas seguindo este versículo, como uma nação poderosa, porque que há dignidade entre os seus. Eu imagino o povo tendo os seus direitos garantidos, pois um povo instruído sabe mostrar respeito e um povo com saúde é forte.

Neste período de trindade fala-se muito dos mandamentos de Deus, e o principal de todos, o grande mandamento que surge no Novo Testamento, o mandamento do amor: Ame a Deus e ao próximo, parece que foi esquecido, se não esquecido, então não praticado, faz com que o ser humano se afasta de Deus e realiza seus próprios desígnios, levando à ruína muita gente. É triste de ver como representantes públicos abusam de seu poder em benefício próprio, desrespeitando o cidadão de todas as formas. Avareza e corrupção andam juntos e formam uma concepção de política e administração pública. As instâncias públicas estão cada vez mais desacreditadas e com isso os bons políticos acabam sendo enquadrados no mesmo conceito.

Jesus reprova a avareza. Lucas escreve: tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui"(12.15). Feliz o homem que sabe o quanto pode carregar. Azar daquele que usa uma jamanta para levar todo o seu bem e na medida comprar cada vez mais carretas para encher, e Deus diz: Seu tolo, esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo que você guardou? Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos (Lucas 12.21).

Ainda há tempo para mudanças, ainda há tempo para o arrependimento, ainda há tempo para a conversão. Para isso precisamos de todos. A crítica, o questionamento e o posicionamento de cada cidadão são imprescindíveis neste momento da eleição. Neste momento político em nosso país é importante, a escolha mais acertada possível das nossas lideranças. Como cristãos somos chamados a denunciar atos fraudulentos, ilícitos ou que promovam injustiças em prol da coletividade. Não é preciso permitir que a política e a corrupção andam lado a lado. Assim, estaremos dando uma pequena parcela de contribuição na formação de uma nação que tenha Deus como seu Senhor. Neste contexto é bom lembrar o pensamento de Lutero que diz: "Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo."

Não é nenhum mal conversarmos sobre política em ambiente eclesiástico, pois se a política e com ela os políticos, concebessem mais em suas almas o néctar teológico, certamente a compreensão da ética humana teria um outro sentido e os projetos políticos teriam um outro reflexo. Pois é a vontade da Igreja (das Igrejas de modo mais amplo) solidarizar-se com os que sofrem, com os que são espoliados, em sua luta por uma sociedade mais fraterna e justa.

Que a nossa nação seja Feliz porque tem Deus como seu Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança. Que Deus ouça nosso desejo ilumine nossas mentes críticas e oriente nossa lideranças.

Que a paz esteja com todos.Amém.

P. Sigmar Reichel


Autor(a): P. Sigmar Reichel
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8005
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br