Pinturas de Jesus como Bom Pastor

Teologia e Arte

23/04/2015

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As pinturas que representam a Jesus como bom pastor tem diferentes raízes. Primeiro em Orfeo, um personagem da mitología grega. Dele se dizia que enquanto tocava a sua lira, as pessoas eran atraídas pela música para escutá-lo e descansar nele as suas almas. As primeiras pinturas de Jesus usam essa imagem e mostram a Jesus como o bom pastor no meio das ovelhas, de pé ou sentado, guardando o seu rebanho.

A outra representação de Jesus como Bom Pastor com um cordeiro sobre os ombros procede de Moscóforo (o carregador do ternero). Trata-se de uma escultura clássica do Periodo Arcaico da Grécia, que data do ano 570 a. C. Nesse caso, o ternero sobre os ombros é levado ao sacrificio. Outro modelo seria o deus olímpico Hermes, ou poderia ser também de Milao de Crotona, um famoso atleta super campeão dos Jogos Olimpicos no século VI antes de Cristo. Milao era conhecido por treinar correndo pela cidade com um cordeiro sobre os ombros. O cordeiro ia crescendo e o Milao ficava cada vez mais forte.

O certo é que as primeiras comunidades cristas reinterpretam essa imagen de uma ovelha sobre os ombros nos desenhos encontrados nas catatumbas. Nelas Jesus aparece como o Bom Pastor que vai em busca da ovelha perdida. Nesse caso a ovelha sobre os ombros não vai para o sacrificio, mas representa a pessoa recuperada por Cristo. Para evitar essa fatídica comparação, muitos pintores de Jesus como Bom Pastor colocaram a ovelha nos braços e não nos ombros de Jesus.

O curioso é que a imagen de Jesus como Bom Pastor quase desaparece na Idade Média. Volta a aparecer somente no século XVI. Depois desaparece outra vez no século XIX. Para alguns historiadores, os peridos em que a igreja se dedicava a condenar e a excomungar, não havia lugar para a pregação de Jesus como o bom pastor que dá a sua vida pelas ovelhas.

Na pintura uma das representações mais conhecidas de Jesus como o Bom Pastor é de Bartolomé Esteban Murillo, um dos grandes pintores com imagens infantis. Ele dominava a anatomía e a expressã das crianças.

Nesse quadro de 1660 – estilo barroco – mostra um menino (6 a 8 anos), sentado sobre uma pedra, com uma expressão de paz e serenidade. O braço esquerdo sobre o cordeiro e a mão direita segurando um cajado (simbolizando o cetro dos reis). A ovelha na mão direita podría representar a ovelha perdida em Mateus 18.12 (Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu?) O menino está descalço, vestido como rei com uma túnica cor rosa e com a perna esquerda descoberta. Atrás deles aparece uma ruina de construção e um penhasco com árvores e arbustos. Mais ao fundo uma coluna greco-romana sobre um pedestal. Do outro lado, se vê uma planicie, onde um rebanho de ovelhas está pastando tranquilamente. O quadro se mostra doce, delicado, sem nenhum dramatismo.
 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Belo Horizonte (MG)
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 35
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 33030
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Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
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