Personagens do presépio

24/12/2022

 

PERSONAGENS DO PRESÉPIO


De todas as festas cristãs, o Natal é uma das festas mais bonitas e alegres, pois é carregada de cores, luzes e símbolos ricos em significados. Os símbolos não querem dizer diretamente, mas querem apontar para algo que vai além do nosso horizonte de compreensão.


Presépio: O presépio foi realizado pela primeira vez pelo frade Francisco de Assis, na Itália, em 1223, com o objetivo de explicar melhor o que era o Natal e voltar a comemorá-lo de forma simples e humilde, como foi o nascimento de Jesus. Na noite de Natal, Francisco de Assis convidou as famílias que viviam no campo para levarem seus bois e outros animais até a floresta de Groccio. Lá na floresta, numa gruta, eles montaram uma cena representando o lugar onde Jesus nasceu. O termo vem do latim Praesaepe, que significa estrebaria ou curral. Desde então, tornou-se costume, em vários países, montar o presépio no início do Advento.

Em algumas tradições, Jesus só é colocado na manjedoura na noite de Natal. Atualmente, são fabricados presépios com diversos tipos de material, como argila, porcelana, plástico, vidro, pedra, ferro e até de sucata. Cada personagem do presépio tem seu significado próprio, e, em conjunto, possibilitam recontar a história do nascimento de Jesus. Tudo para a gente não se esquecer do verdadeiro motivo do Natal: o nascimento do Deus-Menino, Deus Emanuel, nosso Salvador.
 

Menino Jesus: O filho de Deus, o Salvador da Humanidade, o Emanuel, Deus Conosco. Com Jesus, cumprem-se as profecias, a promessa de que Deus enviaria o Messias, o Salvador. Nasce numa humilde estrebaria, na cidade de Belém. Seu primeiro berço foi uma manjedoura, um cocho de animais.
 

Maria: A jovem mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo. Era uma moça humilde, camponesa, noiva do carpinteiro José, prima de Isabel que foi a mãe de João Batista, o designado por Deus para preparar o caminho para a vinda de Cristo. Maria recebeu a notícia do anjo Gabriel de que ela seria a mãe de Jesus.

Como cristãos e cristãs de confissão luterana, não temos devoção a Maria. Atribuímos à mãe de Jesus todo o respeito como alguém que se colocou a serviço de Deus e experimentou a justificação por graça e fé. O cântico de Maria, conhecido como Magnificat, é uma expressão de louvor e reconhecimento pela misericórdia e amor de Deus para com ela e Israel: A misericórdia de Deus vai de geração em geração sobre os que o temem. (Lucas 1.50)
 

José: É o pai adotivo do Menino Jesus; foi um homem judeu, conhecido como carpinteiro de profissão. Segundo Mateus, 1.20-21: José, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.


Estrebaria: É o local simbolizado pelo presépio. A estrebaria ou curral era onde se guardava o gado. Por isso, no presépio, o Menino Jesus fica sobre palhas, numa manjedoura.

Manjedoura: É o lugar que serviu de berço para Jesus. É o cocho dos animais. Em Lucas 2.7, lemos: Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
 

Animais: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim no meio dos animais. Jesus vem para toda a criação de Deus.
 

Anjos: Os anjos são mensageiros de Deus e estão presentes em muitos momentos do nascimento de Jesus. Eles anunciam aos pastores a chegada do filho de Deu. Até hoje, o anjo é o símbolo da paz que Jesus traz e do louvor daquele primeiro canto natalino: Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre as pessoas a quem ele quer bem. (Lucas 2.13)
 

Estrela: A estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore de Natal. Foi ela que guiou os magos do oriente quando Jesus Cristo nasceu, conforme Mateus 2.2: Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. O tempo de Advento e a celebração do Natal são como aquela estrela, que quer nos levar novamente até o menino Jesus na manjedoura e aponta para a plenitude de vida que representa esta vinda de Deus ao mundo em Cristo.
 

Pastores de ovelhas: Os pastores de ovelhas eram homens do campo, que passavam dias e noites cuidando do rebanho. Simbolizam a simplicidade do povo. Deus acolhe a todas as pessoas sem se importar com sua condição social. Representam ainda o povo hebreu. Os pastores de ovelhas foram as primeiras pessoas a receberem a maravilhosa notícia do nascimento de Jesus. Os pastores voltaram ao campo, glorificando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. (Lucas 2.20)
 

Magos do Oriente: Os magos ou sábios do Oriente, também chamados de reis magos, eram pessoas estudiosas das estrelas, reunindo conhecimento das áreas da religião, da astronomia, da filosofia. Não sabemos ao certo quantos eram. A tradição popular diz que eram três por causa do número de presentes que Jesus recebeu: ouro, incenso e mirra. Os nomes Melchior, Baltasar e Gaspar passaram a ser mencionados a partir do século VIII. Sendo do Oriente, não professavam a fé de Israel, indicando que Jesus não nasceu somente para o povo judeu, mas para todas as pessoas. Conforme Lucas: Depois de ouvirem o rei, os magos partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, parou sobre onde o menino estava. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. (Mateus 2.9-11)


No Natal, a Igreja celebra a vinda de Deus ao mundo com o nascimento de Jesus. Então, prepare o presépio, a sua casa e a sua vida para receber o menino Jesus com os braços abertos, porque ele veio nos salvar!

 

Fonte: Portal Luteranos e Revista O Amigo das Crianças


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação Cristã
Natureza do Domingo: Natal

Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Diversos
ID: 70116
REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br