Pentecostes - Não por força, mas pelo Espírito Santo

Artigo

01/05/2008


O último dia de Pentecostes, em 11 de maio, parece ter sido ofuscado um pouco por outros eventos marcantes no calendário litúrgico e civil. Retomo nesta coluna o assunto. Em data recente fui confrontado com um desenho que impressionou. O cartunista sobrepôs à torre bem alta e esguia de um templo famoso algumas pinceladas transversais de uma grande cruz. O artista postou, nas escadarias em torno da torre-cruz, dois sacerdotes. Conversavam impressionados sobre aquele visual. O autor do desenho fez as suas observações: assim deve ser o rosto da igreja no mundo moderno. Pois, antes de expressar força e exercitar domínio, como instituição revestida de glória e de poder, é tarefa sua desempenhar a vocação de ser igreja sob a cruz.

O mundo, que nos acolhe e do qual fazemos parte, prioriza o sucesso e a fama. Sente o fascínio do poder econômico; é mundo atraído por sinais que destacam a primazia do ser humano bem sucedido. Segundo este conceito de mundo, a visão de igreja, sob a primazia da cruz, espanta e causa estranheza.

Quem somos e o que somos? Igreja da Reforma é igreja da cruz! Igreja luterana, por natureza, é avessa à tentação da glorificação própria e é crítica diante da possibilidade de buscar inspiração para a sua existência junto à fonte do poder. Tampouco se submete à política do domínio e dos dominadores. Jesus Cristo, pregado na cruz do abandono, vive ali a sua plena humanidade e declara a total dependência da ação graciosa de Deus.

Missão de Deus - Nossa Paixão: eis o grande tema da IECLB! O seu lançamento também aconteceu em Pentecostes. O tema nos anima, prioritariamente, ao testemunho serviçal e não ao domínio controlador. O trabalho da fé nos coloca no caminho que mostra o exemplo do Cristo-Servidor. Igreja sob a cruz não é preguiçosa, nem morta. Igreja que renuncia ao poder dominador e ao pódio é aquela que dependerá da força e do bom Espírito Santo de Deus. Muita gente quer viver em comunhão nesta igreja .

Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

O Caminho - 06/2008


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7890
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br