Oremos: Vem Espírito Divino, Consolador, grande Ensinador. Desperta a nossa atenção; atrai-nos para ouvirmos, estudarmos e entendermos Tua Palavra. Por meio dela, dá-nos fé, coragem e alegria. Em nome de Jesus Cristo. Amêm!
Texto de Ezequiel 37. 1-14
Pentecostes! Descida do Espírito Santo! A Igreja é criada pelo Espírito Santo!
Pentecostes é a festa da alegria! Em tempos passados, alguns pastores no Espírito Santo ensinaram os membros nas comunidades a fazerem a coroa de Pentecostes.
Em alguns lugares no Estado do Espírito Santo e em Rondônia algumas pessoas ainda fazem esta coroa e a colocam em sua casa e no templo no Dia de Pentecostes. Esta coroa de pentecostes é feita de uma árvore chamada “pau pereira”, que possui propriedades medicinais.
Muitos pomeranos faziam o possível para preservar esta árvore em suas propriedades. A casca fervida é muito amarga e serve p/ curar a febre de pessoas e de animais.
O chá da casca de pau pereira é amargo! Amarga foi a cruz de Jesus Cristo! Amarga é também a nossa vida como cristãos∕ãs) se nos esforçamos para viver de acordo com a vontade do Pai.
As folhas de pau pereira secam, mas não perdem sua cor verde. Muitos pomeranos deixam esta coroa no templo e em casa por muito tempo.
Aí está o maior significado da coroa de pentecostes. Ela simboliza o Espírito q/ Jesus derramou sobre os discípulos, Espírito que criou a primeira Igreja.
O texto de Ezequiel 37. 1-14 nos fala de todo o povo de Jerusalém que está exilado na Babilônia. Este povo foi tirado à força de sua terra e agora encontra-se em terra estranha, sendo oprimido, maltratado.
Esse povo tem em sua memória o templo em Jerusalém, sente saudades. Predomina o sentimento de desesperança, até mesmo de abandono e esquecimento da parte de Deus.
Porém, Deus é fiel! Deus não abandonou seu povo. Prova do Seu amor e cuidado para com o mesmo torna-se visível e concreto ao enviar um mensageiro: o profeta Ezequiel.
Ezequiel recebe uma visão de Deus. A partir desta visão, diz: Eu senti a presença poderosa do Senhor, e o seu Espírito me levou no meio de um vale cheio de ossos secos. Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale. E vi que tinha muitos ossos e estavam completamente secos.
Então o Senhor me disse: Homem mortal! Será que esses ossos podem ter vida de novo? Ezequiel diz: Só Tu o sabes se eles podem ou não ter vida de novo.
Deus então dá uma ordem para Ezequiel: profetiza para esses ossos. Peça para que dêem atenção a mensagem do Senhor.
Diga que eu o senhor porei respiração, o meu espírito dentro de vocês e os farei viver de novo. Porei tendões, farei crescer carne sobre os ossos.
Ezequiel profetizou. E eis que o milagre estava acontecendo: Enquanto ele falava, ele ouviu o barulho dos ossos se ajuntando, a carne crescendo sobre os ossos e se cobrindo de pele. Mas ainda não havia neles a respiração. Faltava neles o Espírito que dá vida!
Deus ordena Ezequiel profetizar para o Espírito e dizer assim: Vem dos quatro ventos e assopra sobre esses ossos secos para que tenham vida. E assim aconteceu. O Espírito entrou neles, os ossos secos agora tinham vida.Por fim Deus diz: O povo de Israel é como esses ossos secos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro.
Rendamos graças, louvor e honra a Deus; ainda hoje através do Espírito Santo Deus suscita mensageiros/as, profetas e os envia para os mais diferentes e distantes lugares a fim de profetizar para os ossos secos!
Povo de Israel tal como um vale de ossos secos!
Povo brasileiro tal como um vale de ossos secos!
Ossos secos são sinônimo da fome, doença, violência, morte, educação precária, opressão e exploração...
Em meio ao desânimo, a falta de sentido para viver, somos tentados a nos sentirmos abandonados por Deus.
Deus, porém, é fiel! Deus não se esquece e não abandona ninguém. Somos os seus filhos amados, apesar dos nossos pecados. Ele nos conhece, cuida de nós. Nos serve com a Sua Palavra e através dela nos concede o Espírito Santo. O Espírito Santo prega ao nosso coração.
O Espírito Santo nos “mantém verdes” embora sejamos como ossos secos, pobres, vazios, sem esperança, sem alegria.
Assim como a coroa de pentecostes, que apesar de seca permanece verde, como pecadores, como pessoas que sofrem e tem lutas também nós “permanecemos verdes”.
O Espírito Santo nos “mantém verdes”: fortalece a nossa fé, renova a Esperança, dá coragem, força e alegria para arriscar na luta por libertação. Quando caímos, somos levantados; se o pecado pesa em nós, Cristo não nos deixa a sós. Ele nos perdoa; atende a nossa oração.
Diante de Deus somos como mendigos. A cada dia precisamos ser preenchidos pelo poder de Deus. Tudo o que temos recebemos de Deus. Deus nos dá tudo. Deus derrama sobre nós o seu Espírito Santo.
O Espírito Santo age sobre nós, sopra onde e quando Ele quer. Ele vem a nós na Palavra de Deus. E quando Ele vem acontece o que Deus diz por meio do profeta Isaías 55. 11:“assim será a palavra que sair da minha boca, não voltará vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo que a designei.”
O Espírito de Deus vem a nós sim, por meio leitura e pregação da palavra, no Batismo, na santa ceia, na oração e na caminhada com nossos irmãos/as na fé.
Por meio da Palavra, da vivência do Batismo e da participação na Santa Ceia Deus nos “mantém verdes”, vivos e fortes, com Esperança, coragem e alegria.
O espírito Santo também nos auxilia na oração, nos ajuda a orar de forma agradável a Deus. De forma que Deus mesmo, por meio do Seu Espírito Santo age em nossos pensamentos e prega em nossos corações.
Oremos: Vem, Santo Espírito, Senhor Deus. Preenche os nossos corações. Fortalece em nós a fé em Jesus Cristo. Envia e capacita mensageiros (as) para que levem o Evangelho que restaura, promove e e transforma vidas . Em nome de Jesus Cristo, nosso Único Senhor. Amêm!
(Pa Luceny Laurett, Boa Vista – RR-)
(OBS:. Tive a graça de ouvir a explicação teológica acerca do símbolo da Coroa de Pentecostes numa pregação proferida pelo P. Rubens Stuhr ainda na Faculdade. Mas cresci vendo esta prática entre os pomeranos no ES e também em RO).