Pentecostes

01/06/2009


“Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.” At 1. 8

Estamos vivendo a semana após pentecostes. Celebramos o grande acontecimento para a igreja cristã. Relembramos com alegria o dia em que os discípulos receberam do Espírito de Deus a clareza, a força e a coragem para continuar a obra de salvação de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles sentiram em suas vidas essa presença maravilhosa. Presença que transbordou em seus gestos e seu modo de falar. Presença que transbordou a sua compreensão dos fatos. Presença que os impulsionou em direção aos outros, ao amigo e conhecido, mas também ao diferente, desconhecido e até hostil.

Em Rm 8. 16 Paulo afirma que o Espírito de Deus se une ao nosso espírito para nos convencer que somos filhos de Deus. Em 1 Co 12. 1ss fala de modo especial dos dons que o Espírito dá aos que crêem.

No texto que serve de motivação para esta reflexão Jesus diz que a ação do Espírito tem como objetivo nos capacitar para uma tarefa. A tarefa é ser testemunha dele. Testemunha da sua pessoa e da mensagem que ele pregou. Mensagem que anuncia o amor paternal de Deus a todas as pessoas. Amor que dá a mesma dignidade a todas as pessoas. Amor que não permite a opressão, a exploração e o descaso.

Penso que o desafio de sair pelo mundo ainda cabe a alguns, mas o grande desafio que cabe a nós simples mortais e tementes a Deus é o de ser testemunha mais fiel e mais eficaz em nossa família, com filhos, netos, esposa, marido, pais, avós, em nossa vizinhança, em nosso trabalho, em nossa comunidade.

Será que não é ali que estamos perdendo a batalha? Será que não é ali que estamos falhando em nossa tarefa de ser testemunhas de Jesus Cristo? Será que os maiores desafios que a Igreja de Cristo deve enfrentar no momento não é o de prestar mais atenção nas pequenas coisas, nas relações mais íntimas e próximas? Pense nisso e rogue a Deus que seu Espírito lhe capacite e lhe mostre onde você deve ser testemunha nesta semana. Que Deus lhe abençoe e fortaleça. Amém.

Pastor Carlos Frühauf (Chapada-RS)


Autor(a): Carlos Frühauf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8525
REDE DE RECURSOS
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br