PAZ! DE QUEM ELA DEPENDE?

Mc 9.50

10/05/2014

Correm dias em que as necessidades das pessoas são cada vez mais diversas. Pessoas são cada vez mais exigentes. Dias muito curtos para realizar todos os afazeres que se espera de nós ou que nós esperamos de nós mesmos. Quando há uma pausa na correria, quando o silêncio se achega, ficamos agitados porque não sabemos o que fazer com o silêncio. O silêncio é a hora em que cada pessoa precisa encarar os seus medos e as suas perguntas. É a hora de cada um encarar o seu eu.

Correm dias em que somos bombardeados por notícias de violência de marido para com a esposa; assassinatos de crianças por sua madrasta ou pai, trânsito colhendo muitas vidas, assaltos e mortes acontecem de forma barata. Nesta situação perguntamos: O que o ser humano mais precisa?

Em Mc 9.50 lemos: O sal é uma coisa útil; mas, se perder o gosto, como é que vocês poderão lhe dar gosto de novo? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros. Aqui encontramos pistas para sairmos deste caos. A pista que Jesus nos dá é ser sal, fazer a diferença. Mostrar um outro jeito de lidar com situações e sentimentos.

Percebo que a humanidade perdeu o foco e o sentido da vida. Colocamos o sentido em coisas passageiras como trabalho, dinheiro, lucro, prestígio, sucesso, poder... Valorizamos demasiadamente o que traz prazer e realização pessoal e até particular. O verdadeiro sentido da vida não está na relação conosco, mas de nossa relação com Deus e com o próximo.

Olhando para o exemplo do sal que Jesus usou, podemos facilmente constatar que ele só realiza a sua tarefa na relação com a outra pessoa. O sal não tem função em si mesmo. Quando perde as suas propriedades, perde o sentido de sua existência. Ao temperar ele se realiza ou cumpre sua função fundante.

Assim também é com a pessoa cristã. Ao nos desviarmos de nossa essência, perdemos o sentido de nossa existência. A nossa essência é buscar para todas as pessoas a paz, a justiça, a harmonia, o amor, a solidariedade, a igualdade...

A busca da paz é uma necessidade básica para que a vida da humanidade possa se desenvolver de forma sadia e fruto da pessoa cristã por causa de sua fé em Cristo Jesus. A busca da paz existe porque estamos convencidos de que este é mandato de Cristo. Ao buscarmos a paz no trânsito, na sociedade, em nossa casa, estamos promovendo o Evangelho de Cristo.

Buscar a paz é ser sal para a humanidade. Buscar a paz é condição sem a qual a humanidade não terá vida longa. A paz só será realidade no horizonte comunitário, contudo é necessário a decisão pessoal para alcançarmos esta condição. A paz depende também de você. O que estamos esperando para temperar este mundo?


Autor(a): P. Jair Luiz Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 27957
REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br