Speratus, Paul (1484-1551) HPD nº 156
Nasceu: 13 de dezembro de 1484 em Rötlen, próximo de Ellwangen, Württemberg (Alm)
Faleceu: 12 de agosto de 1551
Sua sepultura se encontra na catedral de Marienwerder (hoje: Kwidzyn), sita as margens do Rio Liwa (afluente do rio Weichsel [pol.: Vístula], na Polônia).
Paul (H)offer (ou Spret, em latim: Speratus) parece ter tido pais abastados ou amigos ricos, pois teve o privilégio de estudar nas universidades em Freiburgo, Paris e Viena e conseguiu graduar-se Doutor em teologia, filosofia e direito. Ele foi ordenado ao sacerdócio católico em 1506. Depois assumiu cargos religiosos em Salzburgo e Dinkelsbühl, e em 1520 tornou-se pregador na Catedral de Würzburgo. Tendo ali assumido a confissão evangélica e casado, ele foi expulso. Ele aceitou um convite para Budapeste. Porém, não chegou até ali. Pois na viagem parou em Viena e pregou na Catedral de Santo Estêvão contra os votos monásticos, o que resultou na sua excomunhão. Assumiu, então, em 1522, o cargo de pároco na cidade de Iglau (Moravia, hoje na República Tcheca). Por causa de sua confissão luterana o bispo de Olmütz mandou predende-lo e condena-lo à morte na fogueira. Doze semanas ele ficou na prisão, resistindo às tentativas de ser reconvertido ao catolicismo. Em 1523 conseguiu refugiar-se em Wittenberg.
Speratus foi uma das pessoas que em 1523 atendeu o pedido de Martim Lutero por colaboração para o primeiro hinário luterano (Achtliederbuch). Além de dois outros hinos ele colaborou com “Es ist das Heil uns kommen her” (EG Nr.149) = Chegou a nós a redenção por graça e por bondade, HPD nº 156, hino este que ele dedicou a sua comunidade evangélica em Iglau, para fortalece-la na fé evangélica.
Em 1524, por recomendação de Lutero, Speratus foi convocado pelo Duque Albrecht para ser pregador no castelo em Königsberg. Em 1525 ajudou na elaboração duma “Ordem Eclesiástica”. Em 1526 e 1528 participou de visitações. A partir de 1529 até 1551 ocupou o cargo de bispo da Pomerânia. Ali empenhou-se pela Reforma Luterana da Prússia Oriental. De 1531 a 1535 lutou com sucesso contra entusiastas e sectários (principalmente contra os adeptos de K. von Schwenckfeld1), mais tarde também contra os seguidores de A. Osiander2.
O Hino HPD nº 156 “Chegou a nós a redenção por graça e por bondade” é um hino que trata da doutrina central da confissão luterana: salvação por graça pela fé em Jesus. No hinário editado por Babst em 1545 este hino consta com o título de “Ein geistlich Lied Pauli Sperati, wie wir vor Gott gerecht werden” (Um hino sacro de Paul Speratus sobre como tornar-se justo perante Deus).
Este hino não recebeu sempre a atenção que merece. Na época do Pietismo foi criticado, assim como outros hinos doutrinários. O evangelista Klaus Harms (1778-1855) comentou a respeito deste hino: “Esse quer ser um cântico? Não é antes uma confissão rimada de protestantes contra os católicos?” No entanto, August Vilmar (1800-1868) havia escrito em 1838: “Nós possuímos hinos confessionais que contém o centro de nossa fé evangélica. Principalmente o hino ‘Es ist das Heil uns kommen her...’ conta entre os hinos confessionais que nunca devemos abandonar.
No original alemão este hino conta com 14 estrofes, que todas se encontram no “Evangelisches Gesangbuch” da IECLB, sob nº 149. No hinário “Hinos da Igreja Evangélica, trad. pelo Pastor Hans Müller” (de 1939) este hino consta sob nº 72 “A Salvação p’ra nós chegou De graça e por bondade...” sendo traduzidos 6 estrofes. No Hinário da IECLB (de 1964) sob nº 153 temos somente 4 estrofes (as 1ª, 5ª 13ª e 14ª do original). As mesmas, com algumas correções, foram incluídas no HPD I, sob nº 156.
Fontes: W. Lueken, Speratus em RGG³, Vol. VI, Tübingen, 1962
Johannes Junker em “Feste-Burg-Kalender 2001”
Jörg Erb Dichter und Sänger des Kirchenliedes Vol.1 Lahr-Dinglinen, 1970
Notas:
1 Kaspar von Schwenkfeld (1489-1561) é um dos líderes da Reforma protestante na Silésia, mas no entendimento da Santa Ceia discorda de Lutero, e por isso é considerado “sectário”.
2Andreas Osiander (1498-1552) teólogo luterano, pregador e primeiro professor na Faculdade de Teologia em Königsberg, afastou-se de Lutero, desenvolvendo sua própria idéia sobre a doutrina da Justificação.