Na noite desta segunda-feira, dia 23, o Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), P. Dr. Nestor Friedrich, deu início aos trabalhos da Conferência de Bispos, Presidentes e Lideranças das Igrejas filiadas à Federação Luterana Mundial na América Latina e Caribe. A celebração aconteceu na igreja da Casa de Retiros Vila de Fátima, em Florianópolis/SC.
Na pregação, O Presidente baseou-se no Lema do Ano da IECLB (Antes que eu te formasse no ventre, te conheci - em Jeremias 1.5ª) “Com esta temática, a IECLB está propondo rediscutir com os jovens o papel deles em todas as esferas da Igreja. É preciso interagir, formar redes, comunicar e construir caminhos para o diálogo”. Ao dirigir-se às Igrejas-irmãs, acrescentou “A caminhada é conjunta quando prevalece a relação de confiança e respeito. Só assim resgataremos a comunicação na e entre Igrejas. Então, teremos comunidades vivas, jovens e atuantes”.
Dentre as temáticas que serão abordadas, destacam-se as discussões em torno da identidade luterana na América Latina. A proposta é dialogar a partir dos contextos locais e regionais. O P. Dr. Valério Schaper (IECLB/EST) fará uma explanação sobre os Direitos Humanos a partir da perspectiva da identidade luterana. A Pa. Dra. Mercedes Garcia Bachmann (Igreja Evangélica Luterana Unida/Isedet) falará sobre os elementos para uma hermenêutica bíblica em diálogo com a identidade luterana. Na pauta, ainda constam assuntos referentes a formação teológica, caminhos para o trabalho com jovens e construção de vias para promover justiça de gênero nas Igrejas da América Latina e Caribe.
A Conferência segue até sexta-feira, dia 27, e reúne, além de Bispos e Presidentes, lideranças que representam as áreas de gênero, mulheres e jovens. Parceiros internacionais das Igrejas da Baviera, dos Estados Unidos, da Suécia e da Alemanha também participam. Esta é a primeira vez que o evento acontece no Brasil.
A Secretária Geral da IECLB, Diácona Ingrit Vogt, o Secretário Executivo da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Dr. Carlos Bock, as Pastoras Márcia Blasi e Rosângela Stange, além da jovem Raquel Kleber, também representam a IECLB na Conferência.