Páscoa

23/03/2016

O sofrimento pela morte de Jesus no dia anterior ainda perpassa todo o sábado. Os discípulos estão atônitos, perdidos. Pedro chora a sua coragem e fé fracas. Jesus os tinha avisado: não esmoreçam. Creiam! Porém, como ele também havia previsto: abatendo-se o Pastor, as ovelhas se dispersam! Mas ainda havia a despedida. Não era possível, depois de tantas experiências com o mestre, deixa-lo, simplesmente esquecê-lo? _Alguém sabe onde está o corpo? As mulheres o sabiam. E são elas – as únicas – que iriam ao túmulo para prestar as últimas homenagens! O milagre da ressurreição se inicia na fé dessas mulheres que nos testemunham que, mesmo estando rodeadas pela morte, é preciso ainda continuar sendo humano. E não há nada mais humano que a saudade, que exige uma despedida digna. Simplesmente pelo cuidado, pelo carinho, pelo amor, enfim! A mensagem da Páscoa é essa: não se experimenta a ressurreição esquecendo-se da Cruz. Qualquer sofrimento é o sofrimento de Deus. Enquanto não acabarmos com o sofrimento, Jesus ainda será crucificado e ainda estaremos o negando. Mas também que a cada comunhão, cuidado, lágrimas enxugadas, esperança restabelecida, o milagre da vitória sobre a morte é possível e é real! O Mestre ainda caminha conosco pelos caminhos da paz e da justiça. E quando precisarmos descansar, Ele irá partilhar o pão e distribuir o vinho e, sentados ao redor da mesa em comum, nos arderá o coração e poderemos nos alegrar de verdade, com a Verdade. Aleluia!


Autor(a): Leandro Otto Hofstätter
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37244
REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br