Às portas da comemoração dos 500 anos do início da Reforma da Igreja, membros das paróquias da União Paroquial de São Paulo reuniram-se, no último dia 25, na igreja-mãe de todas as comunidades luteranas paulistas, a já centenária Igreja Martin Luther, para celebrar a fé e a unidade.
O Dia da Igreja da nossa UP teve início com o culto festivo, animado pelos corais de nossas comunidades. A importância da música e do canto comunitário para Lutero foi pregada pelo Vice-Pastor Sinodal Ernani Röpke, a partir do hino “Cristãos, alegres jubilai” (HPD 155). O Sacramento da Santa Ceia foi partilhado entre todos os presentes, fortalecendo nosso compromisso de fé.
Apesar do friozinho, o espaço comunitário da Paróquia Centro ficou pequeno para tantos irmãos que participaram de uma simples mas deliciosa refeição e puderam rever amigos e conhecidos. Este é um dos objetivos da celebração do Dia da Igreja: ser um momento de convívio e partilha fraterna.
Após o almoço, os diversos corais trouxeram mostras do canto litúrgico desenvolvido nas comunidades. Na sequência, Cleonir Geandro Zimmermann, regente do Coral Martin Luther, da Paróquia Centro, realizou uma breve palestra sobre o novo hinário da IECLB, a ser lançado em 2017.
O Dia da Igreja foi encerrado com o Coro da OSESP, sob regência da Naomi Munakata, que apresentou peças litúrgicas de compositores alemães, como Bruckner e Brahms, o Pater Noster de Villa-Lobos e algumas canções tradicionais do Nordeste brasileiro.
A União Paroquial agradece a presença de todos, deixando já um convite para o próximo Dia da Igreja, em 2017, durante as celebrações do quinto centenário da Reforma.
Vinicius Galleazzo