Pão da Vida

18/06/2012

Em 13 de outubro de 1972 um avião do Uruguai levava 45 pessoas para o Chile. Dentre essas pessoas havia um time de futebol americano. Foi quando o avião caiu nas cordilheiras dos Andes. Na queda apenas sobreviveram 16 pessoas.
Todos os corpos foram enterrados no gelo e o que sobrou do avião foi feito de abrigo. Não conseguiu contato nenhum no radio do avião para comunicar o acidente. Nem tão pouco o resgate conseguia localizar o acidente. O avião estava a 4 mil metros de altura e com temperaturas 15 graus negativos. Nas noites essa temperatura dobrava. Então usavam o que tinham para fechar o esconderijo e deitar juntos para se aquecer.
Com a queda ajuntaram o que tinha de comida no avião. Os sobreviventes relatam que a sede era bem pior que a fome. E a neve derretida era difícil tomar porque machucava a boca. Derretiam em chapas de metais, mas a melhor maneira era queimar papeis e objetos pra derreter a água. Conta-se que engraçado era que ninguém queria dar as notas de dólares para queimar, todos queriam economizar os dólares.
Para matar a fome o jeito foi comer os corpos dos colegas mortos.
Depois de ter comido carne humana, José diz que virou uma pessoa religiosa. Hoje eu vivo em você raciocina ele, a respeito da carne do colega que foi comida pelos sobreviventes para poderem se manter vivos...É o amor mais grande que pode existir. Não existe maior ato de grandeza, de comunhão, diz José Inciarte.
Cada dia era uma luta. Todos rezavam no avião. Havia riso, alegria, contavam piadas, dormiam durante 10 minutos pra não congelar devido ao frio muito intenso. Só havia uma mulher entre os sobreviventes, se tornou a mãe de todos.
Alem disso avalanches. Muitos morreram sangrando pelos dedos do frio!
Da tragédia cabe lembrar:
1) na queda morreram 8 pessoas;
2) 21 pessoas morreram durante o período que ficaram perdidos e
3) 16 sobreviveram.
Em 22 de dezembro de 1972 foram resgatados.
A fome leva ao desespero. Os sobreviventes disseram que foi uma grande luta decidir comer carne humana, e ainda carne dos seus amigos. Mas enquanto a boca falava “não, isso é loucura”, mas mãos já estavam cortando pedaços de carne dos corpos. As mãos já não obedeciam à boca.
Fome não é só um problema de acidente, mas por mais desenvolvido o nosso mundo ainda morrem todos os dias muitos por fome. Enquanto nós jogamos comida fora, uma grande população principalmente crianças morrem de fome sem a chance de ter nem os restos que sobra de nossas mesas.
Olhando para essa história e olhando para essas imagens, pensando em fome: quantas pessoas andam com suas vidas assim: Com fome! Andam vazias dentro de si, andam procurando satisfazer as suas vidas com coisas passageiras, andam procurando um sentido de viver que realmente seja verdadeiro, estão desesperadas e sem rumo. Olhando para situações de famílias que estão com as mesas cheias mais vazias de amor, de perdão, de cuidado. Pessoas com muita comida, fartura, mas vazias e sozinhas.
Agostinho falou no final da sua vida: Que o ser humano tem um buraco tão grande, mais tão grande, que é do tamanho de Deus e só Deus pode preencher. Nós só encontramos sentido para a nossa vida e tudo o que faz parte da nossa vida quando encontramos Deus. Ele é suficiente para dar sentido a nossa vida, Ele é suficiente para dar sabor na nossa vida, Ele dá razão de você existir. Assim como o alimento mata a fome do estomago, Deus mata a fome da vida. Assim como precisamos do alimento para viver fisicamente, precisamos de Deus para viver uma vida abundante e uma vida viva.
O Salmo 42 diz: “Assim como a corça anseia por água, minha alma anseia por Ti oh Deus”.
João 6.26.34 – Jesus está em Cafarnaum e acaba de multiplicar pães e peixes. Derrepente Jesus interroga a multidão dizendo que eles o seguem não por que ele é o Filho de Deus, mas porque sacia a fome da multidão com pães. A multidão olha somente para aquilo que interessa os pães - e não olha para aquele que fez o milagre da multiplicação.
Jesus não veio para dar pão há ninguém, ou realizar qualquer que seja de milagre. Ninguém vive de milagre e quem vive na verdade vida na superfície. Por meio dos milagres ele mostrava que era o Filho do Deus vivo e poderoso. Muitos criam nos milagres, mas não acreditavam que Jesus era o próprio Deus que veio para salvar e dar vida eterna para todos.
Jesus espera uma atitude diferente da multidão: Não só trabalhem para o pão que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida Eterna. Jesus está dizendo para não correrem com suas vidas atrás daquilo que se perde, se estraga é passageiro ou que sacia por pouco tempo. Jesus muitas vezes falou sobre isso: Me mostra aonde está o teu tesouro que eu falo aonde está o teu coração. Não acumuleis para si bens que os ladrões podem roubar e as traças podem corroer, mas sim acumuleis tesouros nos céus.
No deserto Deus alimentou de maná e pombos todos os dias seu povo. Mas muito além de dar maná, pombos ou multiplicar pães e peixes, Jesus quer que todos possam entender que ele é o pão verdadeiro que vem do céu. Ele é enviado de Deus para trazer vida e saciar a sede de vida. Assim como Deus enviava maná para seu povo, Deus envia Jesus para resgatar, restaurar, transformar e dar vida abundante e vida eterna.
Jesus poderia ter se comparado a muitas coisas, mas Ele diz ser o Pão da vida. No verso 34: eu sou o pão da vida, quem vem a mim jamais terá fome. E o que crê em mim jamais terá sede.
O pão na época de Jesus era o alimento mais precioso. Tanto que ele em alguns momentos era considerado moeda. Vendia-se e compra com pães. Pão não era como hoje, apenas buscar todos os dias na padaria. O pão era o principal alimento e era alimento que sustentava, saciava a fome. Nós podemos passar dias sem comer outras comidas, mas pão esta nas nossas mesas todos os dias. Ele faz parte da alimentação do dia a dia. O pão está na mesa do rico e do pobre.
Quando Jesus está dizendo que é o pão, ele esta dizendo que assim como precisamos de alimentos todos os dias e em todos os momentos precisamos Dele para não somente estar com vida, mas termos uma vida verdadeira. Jesus é o pão que sacia qualquer necessidade humana. Não existe outro alimento que possa preencher a tua vida além de Jesus. Quem tem Jesus tem Tudo, quem não tem Jesus não tem nada.
Jesus é suficiente! Jesus foi enviado do céu pelo Pai, para salvar o que está perdido. Ser médico daqueles que estão doentes, libertas aqueles que estão cativos, perdoar os que se sentem culpados, animar os que estão cansados, reconciliar aqueles que estão longe um do outro, consolar aqueles que choram, andar com aqueles que estão em dias de trevas e que faça essas coisas não existe neste mundo. Você pode procurar sentido para sua vida em muitas coisas, mas só quando você se encontrar com Jesus você saberá o que é estar satisfeito, e gozar de paz e alegria verdadeira. Nenhum outro deus, pessoa, ou algo material pode te dar vida eterna! Nada neste mundo pode garantir um minuto de vida quem dirá: vida eterna após sua morte. Tem muitos famintos correndo atrás do vento! Muitos estão secando com a fome faz secar porque ainda não encontram a razão de vida e aquele que faz da vida um presente maravilhoso.
Jesus na ceia toma o pão e parte este pão dizendo: este é meu corpo que é partido por todos. Deus enviou Jesus ao mundo como pão para ser partido em amor na cruz para nos salvar de nossos pecados. Somente a cruz de Jesus é que você pode receber vida. Quando você entrega tudo aos pés da cruz e reconhece que Ele é o único alimento verdadeiro que você precisa, então você passa a viver. Não mais eu, mas Cristo vive em mim (história). Cristo entrega a sua vida para que nós possamos viver.
Na nutrição se tem uma frase muito conhecida: você é o que você come – com a vida também é assim, você fala, pensa, e age daquilo que ouve e se entrega e procura. A maioria das doenças hoje são consequências da má alimentação – assim também é com a nossa vida. Ficamos doentes por estar com o coração cheio de coisas que se empilham apenas, mas não fazem sentido. De estarem com o coração cheio de coisas, palavras vazias, cheio de si mesmo, e sempre correndo atrás de algo que satisfaça.

Mana – vem da raiz man (que é isso) / Manah que significa distribuir. Manna hebraico significa um bocado de cereal.
 


Autor(a): Missionário Diego Probst/MEUC Ijuí
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 26 / Versículo Final: 34
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 14978
REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br