Palavrear exemplos, exemplificar palavras

Artigo

16/08/2002


Somos o que somos, como resposta a uma série de estímulos (ou a ausência dos mesmos...). Ou seja, espelhamos em nosso ser, consciente ou inconscientemente, reflexos de experiências, influências, palavras e exemplos com que fomos sendo confrontados no transcorrer de nossa vida. Obviamente também somos reflexo, em igual ou maior proporção, de nossas próprias opções pessoais. No entanto, não se pode ignorar o papel formador do ambiente e do contexto vivencial no perfil do ser humano. A autonomia e o poder de decisão pessoal e a carga histórico-cultural são dimensões que se tangenciam e até mesmo se intersecionam na formação humana geral e particular. Não podemos, portanto, ignorar o papel formador do ser humano sobre seus semelhantes. Somos sempre co-responsáveis por aqueles que vêm depois de nós ou que vão caminhando ao nosso lado, tanto na família como na sociedade..

Muitas vezes usa-se a expressão exemplos falam mais do que palavras, para ressaltar que aquilo que se demonstra (vivencia) marca de forma mais duradoura do que aquilo que apenas se fala. Considerando que vivemos em uma sociedade inflacionada pelas palavras, isto se torna ainda mais verdadeiro. No entanto, penso que não podemos abrir mão nem dos exemplos nem das palavras nos processos de instrução e educação para a vida. Precisamos, isto sim, declinar exemplos e palavras por uma mesma cartilha. Exemplos demonstram, confirmam ou contradizem o que falamos. Palavras são instrumentos para reflexão e aprofundamento. E onde ambos estiverem desconectados perderão, no isolamento, sua verdadeira e potencial força transformadora.

Exemplos merecem ser refletidos. Merecem ser abordados racionalmente. Merecem ser entendidos e compreendidos na sua intencionalidade. Em outras palavras, convém dialogar e trocar idéias e informações acerca das opções tomadas para agir desta ou daquela forma neste ou naquele caso. A isto poderíamos chamar dar a razão de. Convém oferecer a nossos filhos as razões de nossos procedimentos! Por outro lado, é claro que as palavras, ou as razões que fornecemos precisam coincidir em maior ou menor grau com aquilo que demonstramos. Quando não é assim, se estabelece a contradição, o desencontro entre palavra e exemplo, palavra e gesto. E a palavra, mais uma vez, será então um instrumento necessário para a elucidação de perspectivas e a reorientação de valores.

Toda a pessoa em formação carece de doses diárias de palavras e exemplos de amor. Se aceitamos que nossos exemplos e nossas palavras são instrumentos fundamentais na construção do perfil do ser humano, então certamente aceitaremos também a noção de que a tarefa de pais e educadores é das mais importantes que há! Cabe aos pais oferecerem aos seus filhos e filhas os elementos necessários, em palavras e exemplos, para que estes venham a alçar vôo para além dos seus próprios egoísmos. Não é tarefa que possa ser relegada à escola, à igreja ou a outra instituição qualquer. A educação para a cidadania e para a vida já começa e se define antes! Instituições e mesmo o poder público desempenham papel fundamental no suporte e na organização dos processos de formação do ser humano. Mas a base, que realmente conta, começa no relacionamento familiar, com palavras e exemplos!

Para isso, a comunidade cristã deseja cumprir um papel de parceria no processo de formação do ser humano! Na comunidade cristã pretende-se oferecer suporte e subsídios a famílias e a indivíduos de todas as idades, para que o ato de educar e instruir não seja tarefa solitária nem destituída de sentido; muito menos regida pela mídia. E acima de tudo, que seja uma tarefa orientada por conteúdos calcados na valorização da dignidade e da integralidade da pessoa. Ajude a educar para a vida. Inclua em sua perspectiva o envolvimento comunitário movido pela fé! A melhor palavra e o melhor exemplo nos foram oferecidos por Deus mesmo através de seu filho Jesus Cristo! A pedagogia de Deus é a pedagogia do amor! Lance mão dela!

Mauro Alberto Schwalm
pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
na Paróquia Cristo Bom Pastor
em Joinville - SC
Jornal ANotícia - 16/08/2002


Autor(a): Mauro Alberto Schwalm
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8190
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