Palavra do Presbitério Novembro 2014

31/10/2014

Prezados membros e amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

“Recebestes o Espírito Santo quando crestes?” (Atos 19,2)

Dentro da sociedade e ao longo de nossa vida encontramos diversas maneiras de pertencer a um grupo, e todas elas têm seus rituais próprios. As crianças são matriculadas na escola, onde iniciam seu caminho estudantil. O universitário se forma e recebe um diploma, que o autoriza a exercer a profissão.

No mundo da religião, especialmente entre nós, luteranos, a criança ao ser batizada é formalmente considerada membro da igreja. Os pais a apresentam perante a comunidade e perante Deus, e se comprometem a conduzi-la pelos caminhos de Cristo, e recebem uma certidão de batismo. No momento da Confirmação, o jovem reafirma sua fé em Deus, e aprende princípios básicos para uma vida cristã, que devem reger seus caminhos. Recebe, então, a certidão de Confirmação.

Todos esses rituais são importantes na nossa vida: trazem conforto ao nosso coração e nos incluem em cerimônias como a Santa Ceia ou outros momentos religiosos. Somos considerados membros da comunidade. Porém, só isso é capaz de transformar nosso ser? É o bastante para uma verdadeira vida cristã? É o suficiente para recebermos o Espírito Santo em nós?

Se de um lado recebemos a Graça de Deus, de outro precisamos colaborar com essa vida cristã. É como na natureza: se a semente é auxiliada pela adubação, pela água e pelo sol, também precisa trabalhar, dentro de si mesma, a fim de produzir. Nossa vida pode se transformar num manancial de bençãos para os outros e para nós mesmos, à medida que buscarmos nossa transformação íntima para o bem, e nos dedicarmos ao trabalho de Cristo na terra e, em especial, na nossa pequena comunidade.

Lembremo-nos sempre: não somos só nós que esperamos por Deus. É Deus, em Cristo ao nosso lado, que permanece esperando por nós.

Um abraço fraterno!

Karin Palange


Autor(a): Karin Palange
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Natureza do Texto: Artigo
ID: 30554
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br