Caros irmãos e irmãs da Paróquia de Santos!
Dentre os diferentes desafios apresentados àqueles que se dispõem a fazer parte do presbitério e auxiliar na condução da nossa comunidade, podemos destacar a necessidade de representar a toda a comunidade da maneira mais participativa possível. A atuação do presbitério deve refletir o desejo daqueles que o escolheram para representá-lo, de forma que as decisões e as ações tomadas tenham coerência com os anseios e desejos de toda comunidade, e não de um pequeno grupo de pessoas. Este é um desafio e tanto, mas fica mais fácil na medida que as pessoas participam!
Obviamente nossos desejos e anseios, enquanto comunidade cristã, passam por diferentes atividades envolvendo os membros e suas famílias, atividades essas que vão muito além do culto semanal. Ao conjunto dessas atividades alguns chamam de vida em comunidade, e isso tem papel fundamental na formação cristã que tanto desejamos passar a nossos filhos.
Com este enfoque e buscando fazer frente a este desafio de representar cada um dos membros da nossa comunidade, a gestão do presbitério tem buscado manter de forma sustentável aprimorar as atividades já existentes e identificar novas oportunidades para enriquecer nossa vida em comunidade.
Convidamos a todos os membros para que sejam estimulados e conhecer melhor, participar e contribuir com as diferentes atividades da vida comunitária, dando plenitude à nossa vivência cristã. Existem diferentes formas de participar naquelas atividades ou grupos já existentes, e também muita coisa nova pode ser iniciada.
Falando em manter de forma sustentável nossa estrutura, temos a satisfação de informar aos membros que nossa comunidade tem avançado no sentido da sustentabilidade financeira. Mas se por um lado nossa manutenção tem estado menos dependente de recursos financeiros externos à Comunidade de Santos, a dependência ainda existe.
Apesar da atual pressão inflacionaria que aumenta nossos gastos, temos a certeza que podemos continuar evoluindo positivamente também neste aspecto. E neste caso também a chave para o sucesso é informar com transparência e pedir a participação de cada um dos membros.
Cabe sempre a reflexão: Tenho como participar mais ativamente da vida em comunidade? Será que existe algo que Deus tem preparado especialmente para mim e eu estou deixando de desfrutar?
Christian Barg – 1º Tesoureiro