Palavra do Presbitério Fevereiro 2016

05/02/2016

Caros Membros e Amigos da nossa comunidade!

Nesse período do início de ano ainda estamos em fase de descanso. E porque não, ainda em festas. O tempo presente é também de recuperar e revigorar as forças para a volta ao cotidiano da vida. É porque o ano novo chegou ou talvez pelo verão no hemisfério sul. Ficamos mais descontraídos. Refletimos e balanceamos os resultados do ano que se foi. Agradecemos a Deus pelos erros e acertos. Entretanto, não podemos negar, as contas ficam mais apertadas. Ora as compras dos objetos escolares falam mais alto, ora ruminam os efeitos no cartão, pelo consumismo que ainda impera nos festejos.

Mesmo assim, muitos podem e vão a uma praia, ao clube ou simplesmente passeiam pela Av. Paulista. Se não muito longe, no Parque do Ibirapuera ou aqui mesmo no nosso bairro. No entanto, ainda que em tempos de folga e descontração, a nossa vida de cristão está pautada na fé. Em Neemias 9.20, lemos “Tu destes aos nossos antepassados o teu bom Espírito para lhes ensinar o que deviam fazer”. E em 1Coríntio 2.12, “Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado”.

Foi assim lá no Antigo Testamento, quando Neemias firme, conta que tudo o que seu povo fez foi amparado pelo Espírito de Deus. É assim também na carta de Paulo aos Coríntios, onde ele mostra à comunidade que o Espírito foi mandado por Deus. Não é coisa nossa, mas vem de Deus para que possamos entender tudo o que tem nos dado. E é assim também hoje, na nossa vida comunitária. Podemos ter a certeza que o Espírito de Deus é que nos dá força e ânimo. Na vida em comunidade assim como na vida de cada um, presenciamos momentos de alegria e também momentos de muita preocupação. Temos a oportunidade do merecido descanso, da descontração nos dias festivos e de calor. Mas temos um ano inteiro pela frente, quando às vezes a rotina nos trás dificuldades, angústias que nos parecem e são difíceis de resolver.

Mas tanto nas alegrias como nas dificuldades temos o Espírito mandado por Deus para nos guiar. Como diz Paulo, não é o espírito deste mundo, mas o Espírito de Deus. Só assim podemos entender como tocamos o cotidiano com coragem e fé. É neste Espírito que faremos, todos juntos, acontecer a vida comunitária, por mais um ano inteiro, a despeito de tudo e do espírito das coisas.

Nesse início de ano, quero desejar a todos que permaneçam na Fé, confiantes em Deus. É nessa certeza e por meio de nossos esforços comuns que podemos fortalecer e manter nossa vida de comunidade. E essa vida em comunidade só acontece quando nós estamos presentes. Assim também é que convido a todos para estarem presentes nas alegrias e nas dificuldades da nossa Paróquia. Entendo ser uma boa forma para vivenciarmos o Reino de Deus no aqui e agora.

Um abraço fraterno,

Olga Suiter


Autor(a): Olga Suiter
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Natureza do Texto: Artigo
ID: 36765
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br