'Diaspora' (Grego: Diasporá = Dispersão)
Todos conhecem este termo muito aplicado ao povo Judeu, o qual por perseguições religiosas e politicas, foi obrigado a sair da Palestina, e mais tarde, até dos locais que os haviam recebido.
Esta expressão serve também para uma Comunidade Cristã, que percebe em sua comunhão a ausência de alguns membros que se afastam, e sofre por isso.
Os motivos para esta dispersão são variados. Temos as exigências da vida moderna com seus múltiplos chamamentos. Temos o cansaço após uma semana árdua de trabalho. Temos porém, as pequenas mágoas causadas por um gesto ou uma palavra impensada. Muitas vezes o gesto ou palavra foi apenas mal interpretado. Para estes casos, são a própria convivência cristã e a comunhão, os remédios para a cura e o entendimento.
Precisamos abrir os corações e expor estas situações aos irmãos. Ouvirmos e sermos ouvidos são exercícios do amor ao próximo. Lembremos do Pastor Dietrich Bonhoeffer que frisava o caráter vital para a vida do Cristão, os quais são: a convivência, a aceitação do irmão, o compartilhamento e a comunhão.
Terminamos com o inicio do Salmo 133.1 “Como é bom, como é agradável habitar todos juntos como irmãos”.
Pasquale Caporrino