Palavra do Presbitério Dezembro 2013

28/11/2013

É fim de ano, tempo de festas e reuniões em família. Olhamos o calendário e dizemos: “ Nossa, como o tempo passou rápido!” Mas também é tempo de reflexão, de olharmos para trás e fazermos um balanço: o que conseguimos realizar, quais dificuldades enfrentamo, como reagimos.

Gosto de falar em sentimentos, e um dos que acho mais significativos na vida de uma pessoa, é a gratidão. Por que a gratidão, com tantas outras escolhas?
Porque é com um coração grato que enxergamos como somos impotentes quando somos sozinhos. Enxergamos um Deus que nos ama e nos dá condições para realizar nossos sonhos, assim como enfrentar nossos problemas. Um Deus que nos aceita do jeitinho que somos, e espera pela nossa ação. É a gratidão que nos dá humildade para enxergar o próximo com suas limitações, e então nos tornamos mais compreensivos e humanos. Através da gratidão valorizamos cada pequeno momento em comunidade, ou em contato com amigos e familiares.

E como um coração grato sempre sente-se querendo retribuir, podemos pensar: como retribuir a Deus e aos outros tudo o que recebemos?

É simples: doando-se um pouco, compreendendo um pouco mais o outro e fazendo dos ensinamentos de Cristo uma lição a seguir em todos os dias do ano – e não só no Natal.

 
Se da vida as ondas agitadas são,
se, desanimado, julgas tudo em vão,
conta as muitas bênçãos, conta a cada vez,
e hás de ver, surpreso, quanto Deus já fez.
 
Conta as bênçãos, dize quantas são,
recebidas da divina mão.
Uma a uma, conta a cada vez;
Hás de ver, surpreso, quanto Deus já fez.
(HPD 260)

 

Um fraterno abraço,

Karin Seehagen Palange


Autor(a): Karin Seehagen Palange
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Natureza do Texto: Artigo
ID: 25900
REDE DE RECURSOS
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br