Palavra do Presbitério Abril 2014 - Relatório do Presidente

Relatório do Presidente Assembleia Geral Ordinária 30/03/2014

03/04/2014

Prezados membros da nossa Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Findou-se o ano de 2013 sem grandes mudanças com relação ao ano anterior e, graças a Deus, conseguimos terminá-lo melhor do que eu pensava, embora ainda não tenhamos atingido a independência financeira da nossa Capela para poder caminhar somente com nossas próprias pernas.

Parece-me que dificuldades com a sustentação atingem, infelizmente, grande parte das Paróquias Luteranas. Ao meu ver, não tenho dúvida de que as principais causas disso são a baixa participação nos cultos, poucos membros contribuindo regularmente e reajustes pouco praticados nas contribuições. Pois bem, diante desse quadro, pouco pode ser feito, sendo que dependemos da consciência e do coração bondoso de cada membro que se considera participante de nossa Comunidade.

Entretanto, estou muito feliz que a nossa Comunidade continua sobrevivendo e sei que o nosso Deus sempre nos mostra uma saída para os desafios. Agradeço muito aos que têm ânimo para participar dos cultos, eventos e demais atividades, aos que que colaboram, bem como aos que contribuem regularmente. Faço votos que todos continuem valorizando a nossa Capela também neste ano, e que, sempre que possível, possam contribuir com a Igreja.

Rogo a Deus que nos auxilie nessas tarefas.

Gostaria de dar o meu testemunho de quanto faz bem frequentar regularmente a Capela e levar uma vida comunitária com mais presença. Isto por si só já me estimula a querer contribuir regularmente. O mais incrível é que a impressão que tenho é que a cada real contribuído com a comunidade o meu outro real passa a render o dobro, não restando dúvidas de que são recompensas de Deus.

Abaixo segue um texto para reflexão, extraído do livro “Nossa Igreja, Nossa Identidade”, escrito pelo Pastor Geraldo Graf, vice Pastor Sinodal do nosso Sínodo Sudeste.

Por que devemos participar do culto? Devemos ir sempre à Igreja ou só quando temos vontade?
Participamos do culto, porque Deus nos serve com a sua presença, seu amor, seu perdão, sua palavra e sua bênção. Na vivência comunitária, podemos experimentar o encontro com Deus, com outras pessoas e conosco mesmos. O cristão é chamado a atender ao terceiro mandamento, que diz: “Santificarás o dia de descanso!” Lutero explica que santificar significa gostar de ouvir e estudar a palavra de Deus. A simples troca do culto por outras atividades representa grave transgressão contra o terceiro mandamento. A realidade tem mostrado que quanto mais as pessoas deixam de participar da vida da comunidade, menos elas têm vontade de frequentar os cultos.

Por tudo o que o culto representa, a participação frequente não deve ser vista como uma imposição, mas como fruto do nosso comprometimento e obediência à palavra de Deus. Trata-se de uma grande oportunidade de agradecer, de louvar e de vivenciar o amor, o perdão, a comunhão e a presença do Deus vivo entre nós. Quebram-se o isolamento e o individualismo. Culto é o espaço em que todos têm lugar, em que todos podem experimentar que são filhos e filhas amados de Deus e, como irmãos e irmãs, podem fortalecer a comunhão. A partir dele somos lembrados do envio pelo Pai para a vivência diária do Evangelho.

Um fraterno abraço!

Arnildo Hoffmann


Autor(a): Arnildo Hoffmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Natureza do Texto: Artigo
ID: 27554
REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br