PALAVRA DO PASTOR - SETEMBRO DE 2020

26/08/2020

Deus diz: A palavra que sair da minha boca não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
(Isaías 55.11)

O que são palavras vazias? Palavras proferidas sem reflexão! Palavras sem sentimentos! Palavras que não correspondem com as atitudes! Palavras vãs! Palavras que não fazem efeito! Não é raro ver pessoas afirmarem após algum discurso ou fala: - Isso não me disse nada! Também como pregadores ouvimos: - Pastor ou pastora, hoje a sua pregação não me disse nada!

Palavras são vazias quando não têm fundamento, quando estão alicerçadas numa promessa não cumprida. Muitos têm belos discursos, prometem muitas coisas, mas não cumprem suas palavras. Expert nesse assunto são muitos políticos. Já com a Palavra de Deus é totalmente diferente. A palavra de Deus não volta vazia, pois ela é promessa que se cumpre. É palavra que se torna realidade. É palavra que abraça a vida fragilizada e desanimada.

É essa Palavra que dá novo ânimo ao povo de Israel deportado para a Babilônia. É essa Palavra que lembra o povo que Deus não os esqueceu no exílio. É essa Palavra que renova o sonho deste povo em voltar novamente a sua terra natal. É essa Palavra que lembra que os tempos sombrios estão para acabar. É essa Palavra que leva o profeta Isaías a não desanimar no testemunho.

Assim como para o povo de Deus, que se encontrava no cativeiro babilônico, também para nós hoje, as perspectivas de um futuro bom e promissor, a partir de nossas possibilidades, são bastante sombrias e incertas. Vivemos no momento, com a Covid-19, mais dúvidas do que certezas. O amanhã nos coloca muitas perguntas!

Que em meio as nossas incertezas e dúvidas também possamos confiar na palavra de Deus. Ela não é vazia. Deus renova esta sua Palavra em nós por intermédio de Cristo Jesus. Como diz em João 1.14a: “A palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade”. Somente esta Palavra é que nos fortalece na fé, que nos lembra que não estamos sozinhos e abandonados na pandemia. Somente ela nos consola em meio à dor.

Somente ela nos carrega quando as forças acabam. Somente ela nos anima e nos dá esperança por dias melhores. Somente ela pode transformar a nossa vida e a nossa forma de enxergar a situação na qual vivemos. Somente ela nos dá a força para sermos testemunhas do amor de Deus, que ajuda as pessoas a vencer os seus vazios, seus desânimos, seus medos, suas desesperanças e lutos. Amém.

P. Ernani.


 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58555
REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br