PALAVRA DO PASTOR - Setembro de 2018

30/08/2018

Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que ele falou.
(Hebreus 4.1)


Por mais que o descanso é uma necessidade, não é fácil parar nos dias atuais. Por mais que o descanso seja uma necessidade para realizar os serviços com qualidade, poucos atentam para isso. Por mais que o descanso seja fundamental para evitar erros, stress, fadiga, muitos insistem em continuar. As desculpas ou justificativas para não descansar são: Os afazeres são muitos; as exigências cada vez maiores; as informações instantâneas; preciso trabalhar mais, pois o dinheiro não dá; ninguém faz com tanta maestria o que eu faço.
O trabalho pode tornar-se um vício. O trabalho pode escravizar. O trabalho em excesso pode trazer sérias consequências para a vida. Como, portanto, encontrar o equilíbrio entre trabalho e descanso? Primeiramente é preciso entender que a promessa do descanso é mais do que um simples equilíbrio entre o trabalho e o descanso. Descanso não é um simples lazer, um simples relax. A promessa do descanso de Deus é algo bem mais abrangente. Descansar é também olhar retrospectivamente. Descansar é olhar para o trabalho realizado e se perguntar: O meu trabalho edificou ou destruiu? Deus descansou quando concluiu a criação (Gn 2.2). E por que Deus descansou? Porque viu que tudo que havia feito era muito bom (Gn 1.31). Eu me faço esta pergunta ao descansar?
Descanso também é confiança. Jesus descansou, até mesmo dormindo na popa do barco em meio à tempestade (Mc 4.38). Por que Jesus conseguiu dormir em meio à tempestade? Ora, porque se sabia nas mãos de Deus. O descanso verdadeiro só acontece na comunhão com Deus e na confiança em suas promessas. O verdadeiro descanso de Deus acontece em Jesus. Pois em Jesus não acontece um simples equilíbrio entre trabalho e descanso. Em Jesus, na comunhão com ele, no ouvir da sua palavra, acontece o descanso dos pecados, dos sofrimentos e das aflições. Em Jesus acontece o descanso da afobação, da ansiedade, da angústia, dos fracassos, das culpas e das ameaças. É por isso que Jesus diz: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Eu encontro esse descanso em minha vida? 

Senhor, obrigado por nos dares, em Cristo, descanso de nossas pesadas cargas. Obrigado, Senhor, pois é graças ao teu Filho Jesus Cristo que podemos descansar na confiança do teu amor, do teu perdão, da tua paz e da tua salvação. Amém.

Pr. Ernani Röpke
   


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 48603
REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br