PALAVRA DO PASTOR - OUTUBRO DE 2021

27/09/2021

Vocês são a luz do mundo.
(Mateus 5.14a)

Jesus diz: Vocês são...! Quem somos nós? Quem sou eu? Essa pergunta “quem sou eu” é feita por um teólogo que eu admiro muito: Dietrich Bonhoeffer. Ele, quando preso pelos nazistas na segunda guerra mundial, se pergunta na cela: Quem sou eu?
“Quem sou eu? Seguidamente me dizem que saio da minha cela tão sereno, alegre e firme qual dono de um castelo.
Quem sou eu? Seguidamente me dizem que da maneira como falo aos guardas, tão livremente, como amigo e com clareza parece que esteja mandando.
Quem sou eu? Também me dizem que suporto os dias do infortúnio impassível, sorridente e com orgulho como alguém que se acostumou a vencer.
Sou mesmo o que os outros dizem de mim? Ou apenas sou o que sei de mim mesmo? Inquieto, saudoso, doente, como um passarinho na gaiola, sempre lutando por ar, como se me sufocassem, faminto de cores, de flores, às vezes de pássaros. Sedento de palavras boas, de proximidade humana...”
Quem é você? Você é a pessoa que os outros conhecem e veem ou você é a pessoa que conhece a si mesmo, isto é, uma pessoa que apesar de toda autoconfiança externa é também muitas vezes interiormente insegura e sedenta por amor e aceitação, uma pessoa que em muitos momentos não consegue lidar com as próprias escuridões da vida? Quem é você?
A que pessoas Jesus se dirige quando diz: “Vocês são a luz do mundo”? Pessoas brilhantes! Pessoas com dons especiais! A pessoas bem diferentes do que eu e você! Não. São pessoas como eu e você. Pessoas com alegrias e angústias. Pessoas com altos e baixos. É a pessoas como eu e você que ele diz: Vocês são luz.... vocês são meus discípulos/as.... a minha comunidade... a minha igreja.

O que precisamos compreender é que a luz da Igreja não é fruto das qualidades, dos talentos ou da piedade de seus membros. Não é pelo nosso ativismo que somos luz do mundo, mas pela luz de Cristo que age em nós e por nós. As palavras de Jesus, “vocês são a luz do mundo”, estão intrinsicamente conectadas com a fala de Jesus em João 8.12. Lá Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” Iluminamos, pois Cristo é a nossa luz. Cristãos e cristãs não são como o sol, mas como a lua. Cristãos e cristãs são receptores e refletores da luz de Cristo.
Quando vivemos da luz de Cristo não entramos na neura do ativismo, de achar que nossas ações precisam resolver tudo, que sempre precisamos sorrir, que não podemos revelar nossos medos e inseguranças, que temos que ser o que os outros querem. Quando vivemos da luz de Cristo seremos o que somos e também, em meio as inquietações, medos, e inseguranças da vida, confessaremos como Dietrich Bonhoeffer, que termina seu poema dizendo: “Quem quer que sempre eu seja, tu me conheces, ó meu Deus, sou teu.” Amém.

Pr. Ernani
  


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64478
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br