PALAVRA DO PASTOR
Naquele dia, todos dirão: Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou.
(Isaías 25.9)
No que você deposita a sua esperança? Na sua inteligência e sabedoria? Nos conselhos de amigos e amigas? Nos livros de autoajuda? Nos meios de comunicação? No governo? Poderíamos enumerar muitas outras coisas nas quais pessoas depositam esperança. Porém, são esperança falhas. São esperanças humanas. São esperanças que hoje alegram e amanhã frustram. São esperanças passageiras.
Isaías, no entanto, fala de uma esperança que não falha. Ele fala de uma esperança que salva. Essa esperança se chama Deus. O profeta Isaías diz: “Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou”. Sim, a esperança salvadora só existe em Deus. Essa esperança já acompanhou o povo na época de Isaías. Porém, era uma esperança que se limitava a vida terrena. De forma eterna, ela se revelou em Jesus Cristo. A partir de Cristo, Deus não nos salva somente das dores, angústias, crises e sofrimentos do dia a dia, mas, sobretudo, dos poderes da morte. Em Cristo Jesus a morte não tem mais a última palavra. Jesus Cristo, o Ressurreto, é o Salvador. Em Jesus está o consolo para que a morte não nos tire a alegria e a esperança de viver. Em Jesus está a esperança da Salvação. Em Jesus, o Salvador, está a força para dizer não a violência, a intolerância, ao preconceito e a discriminação que ferem e matam.
Venha também depositar a sua esperança no Deus que nos salva por intermédio de Jesus Cristo. A esperança nEle faz a vida ressurgir. A esperança nEle nos leva à comunhão e ao cuidado mútuo. A esperança nEle leva a buscar o ser e não o ter. A esperança nEle não faz temer a vida, mas, sobretudo, a permanecer numa fé ativa no amor.
Pr. Ernani