PALAVRA DO PASTOR - JUNHO DE 2024

28/05/2024

Para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: Aba, Pai.
(Gálatas 4.6)

Você já teve alguém que lhe socorreu num momento de desespero, angústia ou dor? Alguém que lhe ajudou sem você pedir, espontaneamente? Como é maravilhoso quando alguém nos estende a mão espontaneamente em meio as turbulências, adversidades e dificuldades da vida. Gestos assim, nos devolvem a alegria, esperança e motivação pela vida.

Você sabe que Deus faz isso por nós diariamente? Deus nos abraça diariamente por intermédio do seu Filho Jesus Cristo. Ele enviou ao nosso coração o Espírito do Filho que nos lembra que não estamos sozinhos e abandonados diante das tentações e sofrimentos da vida. É Jesus quem diz em Mateus 11.28: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei”. Em Cristo Deus nos faz seus amados filhos e filhas por graça e amor.
Na comunidade dos Gálatas havia pessoas que acreditavam que ser filho e filha de Deus dependia das obras da lei. Elas insistiam na necessidade de obras meritórias. Paulo fala que somos filhos e filhas de Deus pela graça de Deus revelada em Jesus Cristo. Dele recebemos a filiação divina, a graça do perdão e da salvação.

Também atualmente pessoas continuam acreditando que Deus só acolhe como filho e filha aquele que segue o ritual da meritocracia. Tornam-se, com isso, reféns e escravas do toma-lá-dá-cá. Deus em Cristo Jesus não veio barganhar. Ele veio nos dar o Espírito do Filho que acolhe e clama por nós: Aba, Pai. Que nos ajuda em nossa fraqueza. Que nos estende a mão para que possamos sair das lamas e dramas da vida com esperança e amor.

Quem exclama: Aba, Pai! já descobriu, na verdade, como Lutero, que é livre pela graça de Deus revelada em Jesus Cristo. Descobriu que não precisa das obras da lei como condição para a salvação. Aprendeu a não ficar refém de obras meritórias e muito menos da passividade, pois a salvação, que nos é dada gratuitamente por intermédio de Cristo Jesus, nos inspira, como filhos e filhas, a servir em gratidão e amor, a estender também espontaneamente e voluntariamente a mão a quem está necessitado e fragilizado.

Senhor, nosso louvor e gratidão por podermos ser seus filhos e filhos por intermédio de Cristo Jesus. Graças a Ele temos alguém que nos socorre e salva em meio aos sofrimentos, dramas e perdas da vida. Graças a ele podemos exclamar: Aba, Pai. Amém.

P. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Oração
Perfil do Texto: Motivo de intercessão
ID: 72951
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br