PALAVRA DO PASTOR - JUNHO DE 2023

29/05/2023

“E nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
 (1 Coríntios 2.12 – 16)

O Espírito Santo não é um fantasma, também não é a minha e a sua verdade ou ideologia. O Espírito Santo é uma Pessoa. O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade, ou seja, é Deus como o Pai e como o Filho, mas com uma obra diferente da do Pai e da do Filho. Enquanto o Pai é o Criador e o Filho é o Salvador, o Espírito Santo é o nosso Consolador e Orientador.
Por isso, a descida do Espírito Santo cria e congrega a comunidade cristã. Ele faz com que vivamos em comunhão e conheçamos o que Deus fez por nós, isto é, que em Cristo nos libertou pela cruz do pecado e da morte e nos deu gratuitamente a sua salvação. Ele é “o Espírito da verdade” (João 14.17).
A função do Espírito Santo é, portanto, a de glorificar o Jesus crucificado e ressurreto. O Espírito Santo sempre guiará os cristãos e cristãs a confessarem a encarnação, morte e ressurreição de Jesus. Se o caminho não é Jesus, então não é o Espírito Santo quem está falando e o ensino é mentiroso, pois o Espírito Santo nos guia sempre pela verdade da Palavra de Deus.
Ao contrário do que muitas vezes acreditamos, os principais dons do Espírito Santo não são a pregação, o louvor, o falar línguas estranhas, as curas, os milagres ou outras manifestações extraordinárias. Em 1 Coríntios 12, o apóstolo Paulo faz uma grande exposição sobre os dons espirituais. Paulo cita nove dons. Porém, no final o apóstolo Paulo escreve em 1 Coríntios 13.1 - 3: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar os montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, isso de nada me adiantará.”

O principal dom do Espírito Santo é o dom do amor. E ali onde o amor cristão é vivido verdadeiramente, ali também está a presença do Espírito Santo de Deus.
Portanto, em meio aos males, conflitos e polarizações do mundo presente, o Espírito Santo é o nosso Consolador e Orientador, o Espírito da verdade.
Desejo que possamos deixar o Espírito Santo agir em nossas próprias vidas, permitindo que Ele transforme aquilo que não está bem em nosso interior, em nossos lares e na nossa sociedade. Pela palavra de Deus ele é nosso orientador e consolador. Pela Palavra de Deus ele nos chama a comunhão, nos abraça com o amor de Cristo Jesus e nos faz viver em amor, paz e esperança uns com os outros.


P. Ernani.
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 70450
REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br