PALAVRA DO PASTOR
Para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: Aba, Pai.
(Gálatas 4.6)
Você já teve alguém que lhe socorreu num momento de desespero, angústia ou dor? Alguém que lhe ajudou sem você pedir, espontaneamente? Como é bom quando alguém nos estende a mão espontaneamente nas adversidades e dificuldades da vida. Deus fez isso por nós por intermédio do seu Filho Jesus Cristo. Ele enviou ao nosso coração o Espírito do Filho que clama espontaneamente por nós quando nos desesperamos e nos distanciamos do seu amor. É por intermédio de Cristo que ele nos abraça como seus filhos e filhas.
Na comunidade dos Gálatas havia pessoas que acreditavam que ser filho e filha de Deus dependia das obras da lei. Elas insistiam na necessidade de obras meritórias. Paulo fala que somos filhos e filhas de Deus pela graça de Deus revelada em Jesus Cristo. Dele recebemos a filiação divina, a liberdade, a confiança em Deus, a capacidade de crer, amar e esperar.
Também nos dias atuais pessoas continuam acreditando que Deus só acolhe como filho e filha aquele que segue o ritual da meritocracia. Tornam-se, com isso, reféns e escravas do toma-lá-dá-cá. Deus em Cristo Jesus não veio barganhar. Ele veio nos dar o Espírito do Filho que acolhe e clama por nós: Aba, Pai.
Quem exclama: Aba, Pai! já descobriu, na verdade, como Lutero, que é livre pela graça de Deus revelada em Jesus Cristo. Descobre que não precisa das obras da lei como condição para a salvação. Aprende a não ficar refém de obras meritórias e muito menos da passividade, pois a salvação que nos é dada gratuitamente por intermédio de Cristo Jesus nos inspira, como filhos e filhas, a servir em gratidão e amor, a estender também espontaneamente e voluntariamente a mão a quem está necessitado e fragilizado. Amém.
Pr. Ernani