PALAVRA DO PASTOR
Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. (Atos 1.8)
Pentecostes é o cumprimento da promessa de Jesus: “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre” (João 14.16). Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo, celebra o início da Igreja Cristã.
O versículo fala em receber poder do Espírito Santo? Que poder é esse? O que esse poder opera? O poder é para ser testemunha de Jesus. O poder é para falar dos grandes feitos de Deus, conforme Atos 2.11. A descida do Espírito Santo tocou, inspirou e encheu as pessoas de coragem e fé para falar de Jesus, o Ressurreto, o Salvador.
O Filho de Deus, que por nós viveu, morreu e ressuscitou, o Espírito Santo nos envia a proclamar. O Espírito Santo nos envia a testemunhar que a última palavra não é do medo que paralisa, que aprisiona, nem da cruz que mata, mas da manhã de Páscoa, da ressurreição, que nos coloca a caminho do cuidado da vida.
O que esse poder do Espírito Santo opera? Lucas, o autor dos Atos dos Apóstolos, nos conta, que por ocasião do dia de Pentecostes quase três mil pessoas foram batizadas! (Atos 2.41). O Espírito Santo opera em nossos corações e mentes a fé que se confia nas mãos de Deus. Fé que nos leva ao desejo do Batismo. Fé que nos certifica que pelo “Batismo participamos da vida, morte e ressurreição de Cristo por nós” (Nossa fé - Nossa vida). Fé que nos motiva a viver em comunidade e a andar em novidade de vida.
O poder que o Espírito Santo opera não é para provocar a discórdia, para incentivar a intolerância, para promover o ódio, o preconceito, a discriminação, mas para testemunhar a graça de Deus que se revela em Jesus Cristo. Como diz em Gálatas 5.22: “Mas o Espírito Santo produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio”. O Espírito Santo é poder para orientar, consolar e cuidar da vida. É poder que nos chama para a construção de uma sociedade mais inclusiva e com oportunidades para todos e todas. É poder que nos chama a testemunhar, isto é, a dizer não as tantas formas que hoje violentam a vida e fazem as pessoas permanecer trancadas.
Nós somos seres humanos frágeis, muitas vezes medrosos, abatidos e desorientados. Não esqueçamos, porém, que o Espírito Santo é o nosso orientador e consolador. Ele não nos deixa órfãos neste mundo. Ele nos empodera com a fé que testemunha o Cristo vivo e ressurreto. É ele que nos dá diariamente poder para testemunhar o amor, a paz, a compaixão, a misericórdia, a justiça e o perdão do nosso Deus revelados em Jesus Cristo.
Pr. Ernani