“O profeta Isaías diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa Deus Conosco.” (Mateus 1.23)
O Natal nos presenteou com o Emanuel, o Deus conosco. O Natal, o Emanuel, o Deus conosco, nos presenteou com a comunhão em família e em comunidade. O Natal, o Emanuel, o Deus conosco, nos revelou mais uma vez como é gostoso ter conosco, ao nosso lado, pessoas que amamos e estimamos. O Natal, o Emanuel, o Deus conosco, também nos lembrou das pessoas queridas que partiram e deixam uma enorme saudade no coração. O Natal, o Emanuel, o Deus conosco, também tocou nossos corações para a solidariedade com os muitos necessitados e desamparados. O Natal, o Emanuel, o Deus conosco, é Boa Nova.
José, filho de Davi, recebe essa Boa Nova. Em meio aos seus tormentos com a gravidez inesperada e inusitada de Maria, quando já havia decidido deixá-la, ele ouve do anjo: “... não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mateus 1.20). Essa Boa Nova do anjo mudou a decisão de José. O fez colocar-se ao lado de Maria. Fez José abraçar com Maria o chamado de Deus, isto é, acolher o Emanuel – o Deus conosco.
É nele, o Emanuel, o Deus conosco, que toda a angústia e tormento se transforma em Boa Nova. É nele, o Emanuel, o Deus conosco, que nossos corações são sensibilizados para nos tornarmos uma boa nova para as pessoas em necessidade. É nele, o Emanuel, o Deus conosco, que nossos corações endurecidos por conflitos e desavenças se rendem ao perdão e a reconciliação. É nele, o Emanuel, o Deus conosco, que nossos corações não serão tomados pelo ódio ou vingança, mas pela paz. É nele, o Emanuel, o Deus conosco que nossos medos e incertezas com a pandemia não se tornarão pânico, mas mãos dadas na superação das angústias, dores e sofrimentos. É nele, o Emanuel, o Deus conosco, que somos comunidade que ouve a palavra e coloca-se de mãos dadas a serviço do cuidado da vida.
Natal, o Emanuel, o Deus conosco, é nossa boa nova, nossa fonte de fé e esperança para os momentos em que achamos que o melhor caminho é desistir. Natal, o Emanuel, o Deus conosco, é nossa fonte de inspiração, persistência, esperança, luz e justiça para a caminhada em 2022. Lembre-se em 2022, principalmente nas esperas angustiantes, nos tormentos e dúvidas, nas incertezas com o amanhã, que o Emanuel, o Deus conosco, é conosco. Nele, o Emanuel, o Deus conosco, está a Boa Nova aqui e eternamente. Amém.
Pr. Ernani