PALAVRA DO PASTOR - FEVEREIRO DE 2022

01/02/2022

Mas o centurião respondeu: - Senhor, não sou digno de recebê-lo em minha casa. Mas apenas mande com uma palavra e o meu servo será curado.”
(Mateus 8.8)

Apenas mande com uma palavra... Quem de nós já não desejou, como esse centurião romano, uma palavra de cura? A palavra de um médico que diz: há cura para a sua doença! A palavra de alguém que cura um familiar da dependência química. A palavra que reata um relacionamento rompido. A palavra que põe fim a desavença na família. A palavra que cura o que não está bem na vida!

Eu creio que todos e todas nós ansiamos diariamente por uma palavra que cura angústias, medos, dores, sofrimentos, desavenças e doenças.

O que não desejamos são palavras que fazem adoecer. Palavras que difamam, caluniam, ferem e violentam. Como dói quando alguém nos diz: “Mas que besteira você já fez de novo?” “Que horrível essa sua roupa!”. “Você não presta para nada mesmo!” “Me dá isso aqui, você não sabe fazer nada direito!”
O convite hoje é: Buscar aquele que tem a palavra da vida, Cristo Jesus.

O centurião romano, - mesmo com todo o poder que tinha, até poderia deixar o empregado morrer e trocar por outro, se coloca humildemente diante de Jesus para rogar por uma palavra de cura, para rogar pela vida do seu servo. Não é por nada que Jesus diz em seguida, Mateus 8.10: “- Em verdade lhes digo que nem mesmo em Israel encontrei fé como esta”. Fé é confiança naquele que tem a palavra da vida.

O oficial romano deixou todo o seu poder de lado para buscar aquele que tem a palavra da vida. Reconheceu no seu gesto que é um ser humano que não tem poderes absolutos. Que também é dependente da graça e do amor de Deus revelados em Jesus Cristo. Sim, todos e todas somos dependentes da graça e da misericórdia de Deus revelados em Jesus Cristo. Em Jesus está a palavra da vida. Alicerçados em sua palavra também nos tornamos portadores de palavras curadoras. Cada um e cada uma de nós já percebeu na caminhada da vida como uma boa palavra pode ser curadora. Um simples e sincero obrigado pode ser curador. Uma palavra de elogio pode ser curadora. Uma palavra de motivação pode ser curadora. Uma palavra de oração pode ser curadora.

Desejo que nesse ano de 2022 possamos buscar, como o oficial romano, aquele que tem a palavra da vida, Cristo Jesus. Nele está a palavra que cura muitos de nossos males e doenças, nossos preconceitos, nossas discriminações, nossa sede de poder e nossas desavenças. Nele, pela sua palavra, também sempre seremos propagadores de palavras que semeiam paz, amor, esperança, justiça, misericórdia, perdão e reconciliação, isto é, semeadores de palavras que curam. Amém.

Pr. Ernani
   


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 66018
REDE DE RECURSOS
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br