PALAVRA DO PASTOR
Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.
(Salmo 85.7)
O que a época de Advento e Natal nos mostra? Advento e Natal revelam os mais variados sentimentos, emoções, aromas e cheiros. Encontros e confraternizações são organizados. Bazares natalinos são realizados. Presentes são escolhidos. Bolachas natalinas são confeccionadas. Gestos de solidariedade multiplicados. Pessoas queridas, que já partiram, são lembradas. Reformas idealizadas.
O Advento e Natal se resume a isso? O que, afinal, faz do Advento e Natal algo especial? É que no Advento e Natal se concretiza o pedido do Salmista: Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação. O Advento nos prepara para a misericórdia e salvação do nosso Deus em Jesus Cristo no Natal. Advento nos prepara para acolher o Deus Salvador, o Príncipe da paz.
Advento não quer ser tempo de loucura, de correria, de impaciência, de intolerância, mas tempo para o amor e a fidelidade, para a justiça e a paz se abraçar (cf. Salmo 85.10). Advento e Natal só tem sentido se mostrarem e apontarem para o Salvador, o Menino Jesus.
Portanto, movidos pela Boa Nova, a revelação do Salvador, queremos confraternizar, presentear, bolachinhas confeccionar, gestos de solidariedade multiplicar, pessoas enlutadas consolar, a justiça ensaiar, a paz propagar.
Queremos, sobretudo, em família e comunidade com o amor do Menino Jesus nos presentear. Queremos aos que vivem no tormento e na dor alento e esperança levar. Queremos perdão e reconciliação pelas noites natalinas espalhar.
Senhor, obrigado, pois o Advento nos prepara para o Natal: a tua salvação. Natal és tu que vens misericordiosamente nos visitar. Natal é Jesus Cristo que vem com a tua paz, justiça e amor nos abraçar. Amém.
Pr. Ernani