Jesus Cristo diz: O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida para salvar muita gente.
( Marcos 10.45)
Jesus veio para servir e salvar. Que alento, que notícia maravilhosa em tempos de Covid-19! É em tempo difíceis que realmente percebemos quem está preocupado com a vida ou com o exercício somente do poder, dos seus interesses e projetos pessoais.
A busca pelo poder, pelos interesses próprios, não é privilégio de nossos dias. Também na época de Jesus não foi diferente. Tiago e João, dois discípulos de Jesus, também ambicionaram o poder, os seus interesses próprios. Queriam sentar a direita e esquerda de Jesus quando o Reino de Deus fosse estabelecido.
O que Jesus faz? Primeiramente ele questiona. Ele pergunta. Ele procura entender a posição de Tiago e João. Após ouvir os argumentos de Tiago e João, e concordar em parte com suas colocações, Jesus aborda aquilo que gerou descontentamento no grupo, isto é, a busca pelo poder. Jesus ensina ao grupo qual é o seu projeto de poder. Ele diz: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida para salvar muita gente”.
Jesus fala do poder que se coloca a serviço da vida. Jesus fala do que fará por cada um de nós, isto é, que dará a sua vida por nós na cruz para que a ambição pelo poder, que almeja os interesses próprios, dê lugar ao poder que serve e faz a vida ressurgir das cinzas.
Seria maravilhoso se este espírito de doação, do cuidado com a vida, que Jesus tanto pregou e, sobretudo, viveu em gestos e atos, permeasse a atitude de todos e todas, tanto os que exercem cargos de autoridade e liderança quanto os que não exercem. A pergunta que deve nos acompanhar no momento não é sobre quem exerce melhor a liderança em nosso país, mas como juntos podemos servir para salvar vidas em meio à Pandemia. Jesus nos convida a exercitar o poder que cura. E o poder que cura neste momento é o do isolamento social, pois protege as pessoas mais fragilizadas, como idosos e pessoas com doenças crônicas. É o poder que não nos faz acumular e reter, mas partilhar para que todos tenham o suficiente para se alimentar e medicar. É o poder que dá valor e reconhece a importância da ciência na elaboração de medicamentos e vacinas que curam. É o poder que ora para que Deus dê forças aos nossos profissionais de saúde que estão na linha de frente no cuidado com a vida.
Como disse Lutero: Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá; a fé leva a pessoa a Deus, o amor a aproxima das demais. Através da fé ela aceita os benefícios de Deus, através do amor ela beneficia seus semelhantes. Amém.
Pr. Ernani