Ó Deus, eu falarei a respeito de ti aos meus irmãos e te louvarei na reunião do povo. (Hebreus 2.12)
O que se fala no dia a dia sobre Deus? Muitos falam das bênçãos, da prosperidade, dos milagres. Falam do Deus da glória somente e não do Deus da cruz. Qual é o testemunho que o autor da carta aos Hebreus dá de Deus?
A esta comunidade dos Hebreus, perseguida por causa da sua fé em Cristo Jesus, ele fala do Deus que se torna humano. Fala do Deus que caminha com os que sofrem. Fala do Deus que foi tentado e sofreu para poder ajudar os que são tentados. Fala do Deus que morre na cruz a fim de libertar as pessoas do pecado. Fala do Deus que vence a morte para dar a vida eterna.
Em nosso país não somos perseguidos pela nossa fé, mas também sofremos violência e injustiças. Também vivemos diariamente nossas angústias, sofrimentos, medos e incertezas. Também nos confrontamos com a morte de pessoas e entes queridos. O que falamos as pessoas nestes momentos? Falamos que estão nesta situação por falta de fé? Falamos que estão nesta situação por não virem à igreja? Desejo que nestas horas nossos lábios também possam pronunciar as sábias palavras do autor da carta aos Hebreus. Palavras que não procuram condenar, mas falar do Deus que se torna humano em Jesus Cristo para nos abraçar em meio à dor. Palavras que falam do Deus que caminha junto, sofre junto e chora junto. Palavras que revelam que Deus em Cristo Jesus não é indiferente ao sofrimento humano, mas solidário. Palavras que entoam: “Jesus Cristo é Rei e Senhor, seu é o reino e o louvor, é Senhor potente, hoje e eternamente.”
Senhor, ajuda-nos a falar do teu amor revelado ao mundo em Jesus Cristo. Tu não vieste para condenar, mas para amparar, fortalecer e cuidar daqueles e daquelas que fragilizam e sucumbem diante das angústias e reveses da vida. Amém.
Pr. Ernani