Palavra dirigida aos membros da Paróquia Leste - Coronavírus

18/04/2020

Queridas irmãs e irmãos em Cristo!
Começo afirmando que a Igreja de Jesus Cristo não é esse Templo e esse Altar. A Igreja de Jesus Cristo é a comunhão de todas as pessoas batizadas pelo Pai, Filho e Espírito Santo. Igreja de Jesus Cristo são as pessoas que desejam sempre experimentar a comunhão com Deus e com o próximo.
Essa comunhão é experimentada de forma especial nos diversos grupos que temos: OASE, JE, Culto Infantil, PDTC, Presbitério, Estudos Bíblicos nas residências, Estudo Bíblico das Mulheres, Encontro das mulheres do PDTC nas quintas-feiras, e o que junta as pessoas destes diversos grupos, o Culto. Sim, o Culto é o mais importante, pois é a comunhão das pessoas destes diversos grupos e de visitantes uma com as outras e todas com Deus.
Porém, a nossa realidade atual é bastante dura. O coronavírus deixa como marca na humanidade a nossa fragilidade perante um bichinho invisível aos olhos humanos. E talvez aqui esteja o grande perigo: por acharmos o bichinho tão pequeno, também achamos frescura um monte de precauções que devemos ter.
Porém, entidades municipais, estaduais, federais e nossa própria Igreja, a IECLB nos estão impondo precauções de extrema importância. Essa imposição é extremamente correta e saudável, mesmo quando não gostamos do termo imposição. Na Itália todas as pessoas são obrigadas a ficar dentro de suas casas e quem for pego na rua, sem uma justificativa boa, paga multa. Em nosso país ainda não chegamos a este ponto. Poderemos chegar se não levarmos a sério as precauções impostas por diversos órgãos.
Digo tudo isso para comunicar a todos os membros da Paróquia Leste da grande São Paulo que não teremos, por tempo indeterminado, o encontro físico (aqui no Templo e no salão da Igreja) dos diversos grupos e nem os Cultos (tanto em Mogi, em Suzano, como em Ferraz de Vasconcelos). Mas isso não significa que estes encontros não ocorram. Hoje a tecnologia nos cria a possiblidade e encontros virtuais. Podemos ter como compromisso, durante o horário de encontro de um grupo, que as pessoas do grupo liguem umas para as outras. Também é possível se reunir através do Skype ou Hangouts. Basta baixar um destes aplicativos, criar uma conta (é muito fácil e é gratuito) e daí todas pessoas do grupo podem se conectar ao mesmo tempo. Pode parecer para algumas pessoas algo complicado, mas sempre existirá na família uma pessoa expert neste assunto e que poderá ajudar.
Quanto aos Cultos teremos sempre uma transmissão, ou da nossa parte, ou da parte de um colega da UPSP. Será ao vivo ou gravado, mas sempre será transmitido no horário do Culto aqui de Ferraz de Vasconcelos (Domingos, às 18h.).
Tudo isto faremos não somente para cumprir as precauções e imposições que recebemos para evitar a contaminação e, principalmente, a transmissão do Coronavírus, mas por uma questão de fé e de ética. A fé nos diz que temos uma responsabilidade para com nossa saúde e com a saúde das outras pessoas. Ética por consideramos a saúde do planeta muito mais importante do que dinheiro, diversão, curtição, praia, clube, balada ou seja o que for.
Também tenho ouvido muito que é imprescindível levar a sério a recomendação de não deixar nossas crianças com suas respectivas avós e avôs. Pode ser muito difícil observar isso, porém, as crianças podem não manifestar os sintomas de quem está com o Coronavírus, mas ela irá transmitir o Coronavírus, e como as reportagens têm mostrado, esse pode ser fatal na vida da vovó e do vovô. Nos próximos dias e semanas (e talvez meses), temos que encontrar outras saídas, que eu tenho consciência, não é fácil, mas a criatividade terá que ajudar a encontrar saídas.
Por fim, quero encerrar com um conselho pastoral de Martinho Lutero durante a Peste Negra: eu pedirei a Deus que misericordiosamente nos proteja. Então eu farei vapor, farei alguma coisa para ajudar na purificação do ar, tomarei remédios. Eu evitarei lugares e situações onde minha presença não seja necessária para não correr o risco de me contaminar e, assim, por acaso, acabar contaminando outras pessoas e lhes causando a morte como resultado da minha negligência. (...) Dessa forma, não serei responsável nem pela minha própria morte, nem pela morte de ninguém. Se o meu próximo precisar de mim, entretanto, eu não evitarei lugares nem ninguém, mas livremente irei ao encontro para prestar assistência. Veja, este é o tipo de fé temente a Deus, porque ela não é ousada nem imprudente, nem tão pouco tenta a Deus.
Qualquer necessidade em relação à secretaria da Comunidade faça contato com a Márcia pelo número 4678-4569 (telefone e WhatsApp). Caso precise de mim, faça contato pelo número 96872-6558 (oi e WhatsApp) e com a pastora Noeme pelo número 96872-4786 (oi e WhatsApp). Estamos aqui para auxiliar no que for necessário.
Que nosso querido Deus nos dê fé, sabedoria e responsabilidade neste momento tão difícil.
Fortíssimo abraço virtual, pastor Klaus.
 

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br