Palavra

29/08/2008

“Ó Senhor, eu sou teu, e as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade”. (Jr 15.16)

A Palavra é um termo que usamos para nos comunicar uns com os outros. Poder falar, usar o dom da Palavra, é um presente de Deus. O próprio Deus, desde o início da história com seu povo, fez uso da palavra. Ele usou a boca de pessoas frágeis, pequenas e insignificantes. Assim temos exemplo dos profetas, que tiveram a tarefa de anunciar a palavra. Em certos momentos foram críticos diante das injustiças e do afastamento de Deus em outras ocasiões receberam a incumbência de consolar e animar os corações quebrantados e entristecidos .

Entre estes profetas encontramos Jeremias. Ao receber o chamado para anunciar a Palavra, ele sentiu-se pequeno e incapaz para a tarefa. Mas Deus prometeu colocar as palavras certas na sua boca, conforme Jesremias 1.9. Diante da realidade de idolatria e injustiça da época, Jerermias sofreu muito.As suas palavras não foram ouvidas. Ele foi mal interpretado e tratado com desprezo. Os pecadores não queriam ouvir as palavras do juízo de Deus. O Profeta chegou a sentir uma dor muito grande por causa da perversidade e ruína do povo Mas, ao mesmo tempo, em que sofre o desprezo e abandono por parte do povo, Jeremias sente que Deus não o abandonou. Conforme o texto acima, a palavra do Senhor é um alento em meio ao sofrimento. A palavra de Deus pode encher o coração de alegria e felicidade!

Em meio a uma realidade de sofrimento, injustiça e dor, somos convidados a ser profetas e profetizas que anunciam mensagens que transformam vidas, que edificam e constroem. Uma palavra pode fazer uma grande diferença. Uma palavra certa, na hora certa, pode representar uma nova esperança! As nossas palavras que parecem pequenas e insignificantes, à luz da Palavra de Deus, podem se tornar grandes e significativas. Deixemos-nos tocar pela letra de um hino que diz:

Palavra não...

“Palavra não foi feita para dividir ninguém
Palavra é uma ponte onde o amor vai e vem
Palavra não foi feita para dominar,
Destino da palavra é dialogar.
Palavra não foi feita para opressão,
Destino da palavra é a união.
Palavra não foi feita
Para a vaidade,
Destino da palavra
É a eternidade
Palavra não foi feita
Pra cair no chão,
Destino da palavra é o coração.
Palavra não foi feita
Para semear, a dúvida, tristeza e o mal- estar
Destino da Palavra é construção
De um mundo mais feliz e mais irmão.

Pastora - Neiva Maria Barg


Autor(a): Neiva Maria Barg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8579
REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br