Outubro Rosa. Proposta de Reflexão com Grupos de Mulheres

05/10/2016

 

OUTUBRO ROSA
PROPOSTA DE REFLEXÃO COM GRUPOS DE MULHERES

Liane Zwetsch Klamt
Ministra catequista da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

 

Prezadas Ministras! Prezados Ministros da IECLB!
Prezadas lideranças de grupos de mulheres!

OUTUBRO ROSA é uma campanha de conscientização com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha é realizada no mês de outubro e tem como símbolo o laço de cor rosa.

“Embora possa ser um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar a chance de enfrentamento da doença. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desconhecimento, preferem não falar no assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável. Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente, traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade”.
(Câncer de Mama: É preciso falar disso. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – 4. ed. – Rio de Janeiro: Inca, 2016).

RECOMENDAÇÕES INICIAIS

Embora esta atividade possa ser realizada em qualquer época do ano é preferível que ela seja desenvolvida durante o mês de outubro. Pois, outubro é o mês em que o tema – câncer de mama – fica mais evidente na mídia, despertando nas mulheres o interesse por mais informações.

Se possível, contatar a Rede Feminina de Combate ao Câncer ou a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar folders/ flyers sobre a campanha Outubro Rosa. Ao final do encontro, entregar o material informativo às participantes. Os informativos esclarecem alguns pontos e divulgam como, onde e como fazer a prevenção do câncer de mama e colo de útero.

Também é desejável que se projete ou providencie uma cópia do programa proposto para cada participante acompanhar o desenvolvimento do encontro.
Ao final do roteiro há uma proposta de atividade prática para o grupo, que poderá ser realizada em outro momento.

DESENVOLVIMENTO DO ENCONTRO

Saudação

O apóstolo Paulo em 2 Coríntios 3.17 diz: “Onde o Espírito Santo está presente, aí existe liberdade”.

Cora Coralina (poeta mineira) quando fala de sua vida e de sua postura frente a ela, expressa essa liberdade dizendo: “Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.”
Com essas palavras quero acolher a cada uma de vocês que aceitou o convite para aqui se reunir, refletir e compartilhar da sua vida à luz deste Deus que nos acolhe nos anima e faz viver.

Canto: Elas estão chegando
(A melodia pode ser encontrada no YouTube - Elas estão chegando: Valdomiro de Oliveira, Marcos Gianelli, Francisco Esvael. Para quem não conhece a música e não tem como acessá-la na internet sugiro ler o texto em forma de poesia. Não deixe de utilizar este subsídio, pois esta canção expõe muito da realidade que a mulher enfrenta no seu cotidiano).
Elas estão chegando, elas portas e janelas,
Avenidas e vielas. Elas estão chegando.
Chegando como um vento forte, chegando a vida e morte,
Chegando para questionar, chegando para mudar.
Chegando sempre com doçura, chegando com muita cintura,
Chegando para encantar, chegando para alegrar.
Chegando para sarar as juntas, chegando para juntar forças,
Chegando para construir, chegando para prosseguir.
Chegando para questionar, chegando para mudar,
Chegando para encantar, chegando para alegrar.

Oração de confissão de culpa

Reunidas na presença de Deus, convido para confessarmos nossas falhas e nossos pecados. Oremos:
Deus, Pai e Mãe, que se fez nosso irmão em Jesus Cristo e que nos deixou o Santo Espírito para nos animar, fortalecer e revigorar a cada dia. Chegamos à tua presença de coração aberto e arrependido por nossas falhas e fraquezas. Reconhecemos que nem sempre agimos de maneira correta, solidária e amorosa com as pessoas que nos cercam. Muitas vezes não somos honestas conosco mesmas, fugindo de nossos próprios sentimentos. Não damos o devido cuidado para o nosso corpo nem a devida atenção para as pessoas que conosco convivem. Nada somos sem a tua graça e o teu cuidado. Nada somos ou podemos sem o teu perdão. Precisamos dele para refazer a nossa vida, para reavaliar as nossas atitudes e relembrar que somos feitas à tua imagem e semelhança. Ajuda-nos a redescobrir o valor que recebemos de Ti. Que fortalecidas e renovadas por teu perdão possamos testemunhar o cuidado e o amor que de Ti recebemos, também a partir do que vivemos dentro das nossas casas. Ouve-nos quando juntas pedimos e cantamos:

Canto: Perdão, Senhor, Perdão!

Proclamação da graça

Deus perdoa e acalma a quem de coração confessa a sua culpa. Assim anuncia o profeta Miquéias 7.18: “Deus esquece pecados confessados, não porque está velho e esquecido, mas porque nos ama e escolheu nos perdoar.” Assim seja, Amém!

Leitura do Salmo 139.1-18 e 23-24

1. Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. 2. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. 3. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. 4. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer. 5. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder. 6. Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim. 7. Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? 8. Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também. 9. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, 10. ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas. 11. Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; 12. mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão. 13. Tu criaste cada parte de meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. 14. Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. 15. Tu viste quando meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, 16. tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia. 17. Ó Deus, como é difícil entender os teus pensamentos! E eles são tantos! 18. Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Quando acordo, ainda estou contigo. 23. Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. 24. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.

Reflexão a partir do Salmo

Gosto muito deste Salmo. Na época em que fui estudante universitária, em Curitiba, participei de um retiro de carnaval. Estudamos este texto durante os três dias do retiro. Quantas maravilhas são possíveis apreender deste texto. Ele fala da presença de Deus em todos os momentos da vida, desde o namoro (de nosso e nossa mãe) – intenção de estar juntos – até o nosso nascimento. Deus conhece cada pedacinho do meu corpo. Diante de Deus sou uma pessoa sem roupa!Não tem como eu me esconder dele. Ele me vê por inteira, onde quer que eu esteja. Ele me conhece mais do que eu mesma me conheço. O Salmo nos ajuda a refletir sobre como Deus nos fez e como Ele vem até nós para nos alcançar com seu amor. Cabe a nós pedir: “examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.”

Diante deste Deus de amor podemos chegar com confiança, porque Ele nos conhece e gosta de ouvir tudo o que sentimos e necessitamos. Continuando essa reflexão, leio o texto do profeta Isaías 43. 1 a 5 e 7.1

Leitura de Isaías 43.1-5

Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus que o criou diz: ‘Não tenha medo, pois eu a salvarei; eu a chamei pelo seu nome, e você é minha. 2.Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não a queimarão. 3.Pois eu sou o SENHOR, seu Deus, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador. 4.Para libertar você entrego nações inteiras como preço de resgate, pois para mim você vale muito. Você é a pessoa que eu amo, uma pessoa que merece muita honra. 5.Não tenha medo, pois eu estou com você. Dos lugares mais distantes do mundo deixem que os meus filhos e as minhas filhas voltem para casa! 7. Todas as pessoas são o meu próprio povo; eu as criei e lhes dei vida a fim de que mostrem a minha grandeza.

O profeta Isaías certifica o que Deus faz por cada uma de nós e como somos importantes para Ele. Cada versículo fala por si só: Eu te chamei pelo teu nome! Você é minha filha! Mesmo que você atravesse águas profundas (tristezas, dificuldades, doenças) você não vai se afogar/ se queimar, pois Eu cuido de você! Você vale muito prá mim, você merece toda a honra! Não precisa ter medo! Eu ordeno para que você tenha livre passagem e possa voltar para sua casa!

Enfatizo, ainda, o versículo 7: “Todas as pessoas são o meu próprio povo, eu criei e dei vida a fim de que mostrem a minha grandeza.” Deus nos cria, nos guarda, nos ajuda nas dificuldades, promete estar sempre ao nosso lado! Ele também nos desafia a mostrar Sua grandeza!

Como mostrar a grandeza de Deus?
Testemunhar ! Amar ao Próximo, à nossa irmã que caminha ao nosso lado!

Relato de uma experiência pessoal

Peço licença para falar um pouco de minha vida a partir do momento que o médico me chamou e disse: - Dona Liane, a biópsia deu positiva, precisamos tratar; dessa vez (2ª biópsia que fiz desde 2011) a resposta mostra um tumor na mama direita de dois centímetros. Precisamos interferir logo para que a senhora fique boa.

Tóim!!!!!!! Uma bomba caiu sobre a minha cabeça e a cabeça do meu filho mais novo que me acompanhava na consulta. Meu esposo estava viajando a trabalho.

O médico continuou:
- A senhora tem duas opções: fazer a retirada total da mama direita, depois fazer a quimioterapia e outros tratamentos ou iniciar a quimioterapia para provocar a diminuição do tumor e depois fazer a cirurgia. Vou lhe dar o encaminhamento para o oncologista e a senhora decide o que quer fazer.

Pronto! A bola estava na minha mão! Meu filho saiu chorando! Ele é fisioterapeuta e trabalha em hospital. Conhecia o problema e sabia das dores que eu iria passar. Ele logo sugeriu:
- Mãe! Vamos tentar falar com o oncologista.

Liguei! O oncologista que tinha horário naquela tarde conhecia meu filho. Eles trabalhavam no mesmo hospital. Foi muito bom, pois tivemos um papo direto e esclarecedor!

Decidido! Eu faria primeiro a quimioterapia. Antes, tive que realizar uma série de exames e depois marcar a primeira aplicação. Conversei com a enfermeira, a nutricionista e a psicóloga. Elas foram acrescentando informações e me preparando para esta nova etapa da vida.

Primeira aplicação: Insegurança e receio, pois, não sabia o que eu iria sentir. Correu tudo bem. Em casa tive enjôos, vômitos, diarréia – o que já era previsto acontecer. Foram somente dois dias. No mais, o que senti foi cansaço. Sem falar na queda de cabelo! Meu cabelo caia por toda a parte. Aliás, chegou o dia de raspar o cabelo. Meu marido pegou sua maquininha de cortar barba e raspou minha cabeça! Difícil? Sim, o cabelo é importante para nós, mulheres. Tanto é que não saio de casa sem meus lenços amarrados na cabeça!!!!!! Mas, o mais importante é a SAÚDE! A CURA! E esta, estou alcançando com apoio, garra, disposição e muito bom humor...

Sim, amigas e amigos! É necessário termos humor para encarar as adversidades da vida. Sorrir por poder acordar cada dia, agradecer pelo alimento, pelo sol, pelos recursos que temos para nos tratarmos. Talvez, as pessoas achem que nosso sorriso seja falso. Mas não é. É o sorriso de quem percebeu que a vida é mais importante do que os “diz que disques”, as fofocas! A vida está à sua frente e deve ser “curtida”, “absorvida” com toda a intensidade. Cada novo dia poder abrir os olhos para a presença de Deus nos fortalecendo, mostrando caminhos possíveis de percorrer! E o mais importante, reafirmo: doença não é castigo!

Por que compartilhar tudo isso?

- Em Gênesis 1.27 lemos que Deus criou os seres humanos! Que Deus nos criou à imagem dele. Criou-nos homem e mulher dando-nos a tarefa de preservar a vida, cuidar do nosso corpo.

- Para mostrar como é importante a prevenção. Por causa da prevenção pude tratar precocemente o câncer, possibilitando uma invasão menor desta doença que tem ceifado a vida de muitas mulheres.

- Para mostrar que esse foi um jeito que encontrei para cuidar do meu corpo, que é imagem e semelhança de Deus.

- Para mostrar que posso testemunhar a grandeza de Deus, aceitando, humildemente, o auxílio de todas as pessoas que se colocaram ao meu lado (companhia de minha amiga enquanto meu marido trabalhava; de minha nora durante as sessões de quimioterapia, quando meu marido não podia me acompanhar; visita da amiga que veio estar conosco no ano novo). Cada dia, elas estiveram ao meu lado para me auxiliar, animar e fortalecer.

Importante registrar o companheirismo de meu esposo. Para ele também é um tempo de restrições e renúncias. A mulher, durante o tratamento, fica vulnerável e restrita a muitas tarefas de casa, a alimentação, a vida social, a vida sexual, por causa da baixa da imunidade.

Na medida do possível não abri mão de viver em sociedade. Não deixei de freqüentar os cultos. Pelo menos, uma vez por mês procurava acompanhar meu esposo, também quando ia às compras no supermercado. Meus filhos e minhas noras sempre estiveram ao lado. Minha netinha de um ano me animava com seu sorriso e seu carinho de bebê.

Quando eu estava animada cuidava dos meus vasos de plantas. Plantava suculentas para entregar às pessoas que me visitavam. Nos dias mais cansativos, que não me sentia animada, deixava que meu esposo ou minha amiga Monica ficassem comigo e preparassem as refeições.

Minhas inspirações

Lembro de minha mãe! No final de 1999 ela recebeu diagnostico de câncer de mama. Ela fez cirurgia em Curitiba, onde recebeu o apoio do filho Eduardo e da nora Eliane. Três meses depois ela já estava cuidando de seu esposo, que tinha uma deficiência em função de um AVC.

Também recordo do filme “As férias da minha vida”. O filme mostra o esforço de uma mulher que, após ter recebido o diagnostico com perspectiva de três meses de vida, reuniu forças e coragem para continuar lutando por seus sonhos. Como ela, há muitas mulheres e muitos homens que encaram seus problemas com fé e coragem, não desistindo de buscar alcançar os seus sonhos.

Para finalizar

O texto de Isaías tem me acompanhado nesta caminhada de forma muito marcante. Ele me dá forças e coragem para não desanimar!

Não é feio ter câncer, feio é não se tratar, não buscar ajuda!
Cuide de você, mulher, pois VOCÊ é uma pessoa muito importante para Deus!
Cuide de você, homem, pois VOCÊ é uma pessoa muito importante para Deus.
Amém!

Partilhando experiências

Oportunize um espaço para que as participantes possam se manifestar e também compartilhar de suas histórias, de suas experiências.

Expressão de fé

Convido para, em conjunto, lermos o Credo da Mulher, traduzido pela Pª Maria Luiza Rückert, fazendo dessas palavras, também a nossa expressão de fé:

“Creio em Deus, que criou a mulher e o homem à sua imagem, que criou o mundo e o recomendou aos dois sexos o cuidado da terra.
Creio em Jesus, filho de Deus, eleito de Deus, nascido de mulher, Maria, que escutava as mulheres e as apreciava; que morava em suas casas e falava com elas sobre o Reino; que tinha mulheres discípulas, que o seguiam e o ajudavam com seus bens.
Creio em Jesus, que falou de teologia com uma mulher junto a um poço, e lhe revelou, pela primeira vez, que ele era o Messias. Que a motivou a ir contar as grandes novas à cidade.
Creio em Jesus, sobre quem uma mulher derramou perfume, que repreendeu aos homens que a criticavam; que disse que essa mulher seria lembrada pelo que havia feito.
Creio em Jesus que curou a uma mulher no sábado, e lhe restabeleceu a saúde; que comparou Deus com uma mulher que procurava uma moeda perdida, com uma mulher que varria, procurando sua moeda.
Creio em Jesus que considerava a gravidez, o nascimento com veneração, não como um castigo, mas sim uma metáfora de transformação, um novo nascer da angústia para a alegria.
Creio em Jesus que apareceu primeiro à Maria Madalena e a enviou a transmitir a assombrosa mensagem - Ide e contai...
Creio na universalidade do Salvador, em quem não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher, porque todos somos um na salvação.
Creio no Espírito Santo, que se move sobre as águas da criação e Sobre a terra.
Creio no Espírito santo, o espírito feminino de Deus, que nos criou, e nos fez nascer, e qual uma galinha nos cobre com suas asas. Amém!

Canto: As maravilhas do Senhor (HPD 2, 466)

Oração final

De mãos dadas, oremos: Amado Deus, que nos acompanha e nos conhece desde que nascemos. Nós te damos graças pelo teu amor e cuidado para conosco. Damos-te graças pelo nosso encontro de mulheres, por podermos tirar este tempo para aprender e compartilhar a tua Palavra. Pedimos-te, continua conosco nos animando em nossas tarefas diárias; cuida de cada uma e cada um de nossos familiares e ajuda-nos a cuidarmos de nossa saúde. Pedimos-te, também, por todas as mulheres que estão em tratamento, com câncer, para que confiem em ti e tenham a esperança que só Tu nos dás. Orienta nossas autoridades para respeitarem e promoverem cada vez mais o eficiente atendimento a todas as mulheres que buscam a prevenção e a cura. Tudo colocamos nas tuas mãos na certeza de que deixarás a sós. Concluímos, orando como nos ensinaste: Pai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Benção partilhada

Que Deus toque nossos olhos, para que possamos enxergar;
Toque nossos ouvidos, para que possamos ouvir;
Toque nossa boca, para que possamos levar adiante a sua mensagem;
Toque nossas mãos, para que possamos oferecê-las a nossas irmãs com disposição e carinho;
Toque nossa vida, para que o Espírito Santo possa nos envolver;
Toque nosso coração e nos permita amar e sentir o amor que vem de ti! Amém!

Canto final: Vem, Espírito de Deus (318 HPD) ou Canto da Esperança (438 HPD)

OBS.: Espero que possam aproveitar esta proposta; os textos bíblicos foram extraídos da Bíblia em nova tradução na linguagem de hoje da Sociedade Bíblica do Brasil; tem a liberdade de elaborar suas próprias orações e escolha de hinos; somente o “Elas estão chegando” peço que respeitem, pois sua letra traz muita reflexão e apresenta a mulher de verdade. O meu objetivo com esta proposta é refletir sobre a realidade do câncer. Sei que muitas mulheres têm passado por esta fase sem o apoio de familiares; Acabam, também, se afastando do convívio comunitário, por acharem que é um castigo ou reflexo de algum ato inconseqüente que vivenciaram.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PRÁTICA COM O GRUPO

Confeccionar bonecos e bonecas com cabelo, sem cabelo e perucas para oferecer na visita a crianças no setor de oncologia infantil dos hospitais; confeccionar almofadas em formato de coração para oferecer às mulheres mastectomizadas.


Pensado e elaborado por Liane Zwetsch Klamt, ministra catequista da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Joinville, maio de 2016.

REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br