Oséias 11.1-4,8-9 - A Tarefa do Pai Cristão

Prédica

10/08/2008


Leitura Bíblica Básica: Oséias 11.1-4, 8,9
Outras Leituras: Efésios 6.1-4
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 10/08/2008
Data Litúrgica: 12º Domingo após Trindade /  Dia dos Pais

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

De forma especial, prezados pais aqui presentes.

Hoje, gostaria de conversar com vocês sobre a tarefa do ser pai segundo a Sagrada Escritura. De acordo com o conceito bíblico, a tarefa do pai é

... alimentar, proteger e educar a sua família, como também... ele é o sacerdote da família (...) e mestre (...) Ele é responsável por verificar que a vida de sua família esteja de acordo com a aliança (com Deus), e que os filhos recebam instrução religiosa.
(Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, volume II, p. 1503).

Citamos do Antigo Testamento o livro de Provérbios, que diz:
1. Provérbios 4.1-4: Filhos, escutem o que o seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas. O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos. Quando eu era menino, filho único dos meus pais, o meu pai me ensinava, dizendo - lembre das minhas palavras e nunca as esqueça.
2. Provérbios 13.1: O filho sábio aceita os ensinamentos do pai.

E, no Novo Testamento, temos as palavras claras de Efésios 6.1-4, que nos diz: Pais... vocês devem criá-los (os filhos) com a disciplina e os ensinamentos cristãos.

Esta educação deveria ser acompanhada de severidade e disciplina:
1. Provérbios 22.15: É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem;
2. Provérbios 19.18: Corrija os seus filhos enquanto eles têm idade para aprender.
3. Provérbios 23.12: Não deixe de corrigir a criança.
4. Provérbios 29.17: Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha.

Esta tarefa de educar e corrigir nossos filhos/as de acordo com os ensinamentos cristãos nós recebemos do próprio Deus, nosso Pai celeste.

Também ouvimos do livro do Profeta Oséias, na leitura bíblica, que Deus AMA seus filhos, busca a eles com amor e carinho, os pega no colo, lhes dá de comer, perdoa. E eu gostaria de usar também as palavras de Deus no livro do profeta Jeremias, capítulo 31.3,9,14: Povo de Israel, eu sempre os amei e continuo a mostrar que o meu amor por vocês é eterno. Sou como um PAI para Israel. DAREI AO MEU POVO TUDO O QUE PRECISAR.

No Novo Testamento, está escrito com toda clareza que Deus é amor, de acordo com 1 João 4.7,8: Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não o conhece, pois DEUS É AMOR.

E nós, pais cristãos, temos como fonte, inspiração e modelo do exercício de nossa paternidade em Deus. Por isso, Jesus mesmo nos recomenda, em Mateus 5.48: Portanto, sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.

Aos pais aqui presentes: que nós possamos ouvir a Palavra de Deus, educar nossos filhos com disciplina e muito amor, ensinando-lhes os valores cristãos, como Deus quer de nós .

Amém.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 13º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Oseias / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8827
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br