Os montes e os vales da vida

13/10/2010

Em Lucas 9.28-43 há um acontecimento em que podemos ver a nossa vida. Primeiro, nos versos 28-36, Jesus está no alto do monte com três discípulos e mostra para eles a sua glória. Moisés e Elias aparecem e conversam com Jesus. Pedro sugere construir ali mesmo um “condomínio” no qual todos poderiam morar. Ali é um bom lugar! Ali está a glória de Deus. Mas não era possível ficarem ali, e nos versos 37-43 eles descem do monte onde se deparam com uma multidão e um jovem possesso. Tão diferente do monte que era lugar de glória, o vale é lugar que apresenta sofrimento, necessidades e lutas.

Não é assim a nossa vida? Às vezes estamos no alto do monte, quando tudo está bem e nos é favorável. Nosso desejo é que continue sempre assim. Como Pedro, também gostaríamos de eternizar estes momentos. Mas não é assim! Também temos que descer do monte e andar nos vales, e ali nos sentimos pequenos, fragilizados e diante de situações que parecem tragar nossa força e coragem. O que podemos aprender desta experiência dos discípulos?

Compartilho com vocês dois aspectos muito importantes. Primeiro, Jesus nunca deu um passo sem a orientação do Pai. Nesta ocasião, Jesus está indo para Jerusalém onde vai sofrer nas mãos das autoridades. Jesus subiu ao monte com o propósito de orar. Também nós precisamos aprender com Jesus que é necessário buscarmos pelo Pai em oração. Conhecer sua vontade. É preciso subir ao monte para recebermos força e graça que vem do seu amor. Lembremos a promessa de Deus: “Eu, o Senhor, sempre os guiarei; até mesmo no deserto, eu lhes darei de comer e farei com que fiquem são e fortes. Vocês serão como um jardim bem regado, como uma fonte de onde não para de correr água” (Isaías 58.11). Esta promessa deve despertar em nós a vontade de buscar junto ao Pai força e graça.

Em segundo lugar, aprendemos que Jesus desceu do monte e enfrentou as lutas. Mal ele havia descido do monte, e deu de cara com as exigências e as frustrações da vida. Mas ele não fugiu para o monte; agora era o momento de honrar ao Pai que ele havia buscado. Prezado leitor, saiba que as tuas vitórias podem não acontecer enquanto você ora ou busca por Deus. Mas é nesta hora que você vai encontrar toda graça e força que vai precisar para seguir em frente. Sobretudo, confie no bom Salvador! Quando ele desceu do monte e encontrou um cenário de desordem, de caos e de sofrimento, ele trouxe calma e paz. Às vezes podemos nos sentir como se não tivéssemos mais nenhuma possibilidade de reverter uma situação adversa. Parece que tudo foge de nossas mãos! Só o bom Salvador é o Senhor sobre a vida e por isso pode guiar e restaurar a paz. Ele tem competência para isso! É apto! Ele sozinho pode sim trazer tudo ao devido lugar. Se você busca viver obediente e fiel a Cristo, saiba que situações adversas virão para te aperfeiçoar e amadurecer na fé. O segredo do cristão que anda firme em meio aos vales da vida é saber que nunca está sozinho!

Como você se encontra? Nos montes ou nos vales da vida? Há momentos que não é de uma avaliação meticulosa que precisamos. Por vezes, o essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com os olhos da fé, com os olhos do coração. Assim como os discípulos viram a glória de Jesus e desceram o monte junto com ele, assim ele também desce o monte contigo e te acompanha. Veja isso e o Senhor te conceda força! O Senhor abençoe a todos. Amém.

P.Astor Albrecht - Pastor da IECLB em Indaiatuba/SP.

 


Autor(a): Astor Albrecht
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7622
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br