No próximo dia 26 de julho comemoramos o dia dos avós. Data importante para lembrar a importância dos avós em nossas vidas. Quando nos lembramos de nossa infância muitas de nossas lembranças estão associadas com a presença de nossos avós. Foram momentos ou ensinamentos importantes que nos marcam por toda a nossa vida. Não me lembro de meus avôs, pois morreram antes de eu nascer, Mas as minhas avós foram muito presentes em minha infância. Minha Avó materna foi exemplo de vida e fé para toda nossa família. Sua força, sua coragem sua sabedoria, sua capacidade de enfrentar as adversidades da vida e de seguir em frente, deixou marcas (Lembranças) em todos nós. Seu exemplo, até hoje nos ajuda em muitos momentos. Creio que a contribuição mais importante de minha avó tenha sido o seu exemplo de fé e de vida em comunidade. Apesar de todas as dificuldades, nunca deixou de ir à igreja. E sempre fez questão de que os demais familiares seguissem o seu exemplo. Era também uma mulher que gostava muito de ler e incentivava a leitura a seus netos e netas. Os primeiros livros de histórias bíblicas, comprados do pastor, eu ganhei de minha avó, que nos dias de chuva, quando não tínhamos muito que fazer, nos motivava e ler, Lembro também, quando íamos juntos aos cultos nas casas das famílias da comunidade.
Seguir o exemplo de fé é o que me motiva também a ser exemplo para meu filho e minhas filhas e de querer que eles tenham este contato e este exemplo tão importante com seus avós.
O grande desafio dos dias de hoje, e incentivar os avós a serem exemplo de fé para seu netos. Percebemos cada vez mais avós que são exemplo de diversão e de atividades em clubes, e muito pouca de vida de fé e de caminhada em comunidade. O Apóstolo Paulo diz “Ensine os mais velhos a serem moderados, sérios, prudentes e firmes na fé, no amor e na perseverança, para que então sejam exemplo para seus demais familiares.” (Tt 2.2)
Nosso desejo é que os avós possam continuar sendo exemplo de vida e fé, exemplo de caminhada em uma comunidade cristã. Que eles sejam exemplo do confiança em Deus, de amor e carinho com seus netos e netas. “Na velhice, eles ainda produzem frutos; são sempre fortes e cheios de vida”. (Sl 92.14)
Neste dia vamos abraçar nossos avós e dizer a eles o quanto eles são importantes para nós e para nossos filhos e filhas.