Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno; dia e noite. (Gênesis 8.22)
Graças a Deus, estamos iniciando mais um ano neste mundo que pertence a Deus. Em sua criação: recebemos a tarefa de cuidar de tudo o que ele criou. Mas, tratamos nossa irmã terra como escrava, que deve produzir o que nos apraz. Derrubamos florestas, não mais para nos abrigar do frio e proteger das intempéries, como antes. Queremos a beleza das madeiras raras enfeitando nossas casas. Plantamos grandes quantidades de alimentos para interferir na bolsa de valores e, por ganância, o alimento se estraga nos silos e não chega até as bocas famintas de milhares de pessoas.
Será que estamos sabendo administrar esse mundo bom que Deus nos deu? O que cada pessoa faz no seu dia a dia para tornar o mundo melhor para todos? Logo após a criação a humanidade se esqueceu de Deus e agiu de acordo com sua própria vontade, mesmo que causasse a morte de outras pessoas. Isto não agradou ao Criador que ficou irado e decidiu acabar com essa humanidade egoísta e má. Noé e sua família agiam de forma diferente. Por isso foram salvos no grande dilúvio que arrasou aquelas terras. A primeira ação de Noé ao descer da Arca foi erguer um altar para agradecer e louvar a Deus.
Deus se alegrou com a ação de Noé e neste momento fez esta promessa: Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno; dia e noite. É tranquilizador e animador iniciar o ano com esta promessa de Deus que é para toda a sua criação, pois a vida no planeta não depende de nossas ações, a vida prevalece apesar de nossas ações. Mas Deus quer contar com a nossa colaboração. O que você vai fazer?
Sigamos o exemplo de Noé, que a nossa primeira ação em 2015 seja de agradecimento a Deus por toda a vida que tem.colocado em nossa vida.
Mariane Noely Bail da Cruz é Catequista, Assessora dos Deptos de Culto Infantil e Educação Cristã Contínua no Sínodo Norte Catarinense