OASE Trindade - Nova Petrópolis/RS - Completa 100 anos

11/10/2011

A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Nova Petrópolis completou 100 anos no dia 11 de outubro de 2011. Foi fundada em 11 de outubro de 1911 por 20 senhoras inspiradas por nobres sentimentos religiosos e humanitários, sob orientação do Pastor Theodor Hunsche. Ao longo dos 100 anos, esta instituição teve várias diretorias e vários pastores acompanharam os trabalhos e atividades, salientando o atendimento à filhos de imigrantes perdidos nesta serra sem infra-estrutura, sem escola e sem hospital. Saliento o projeto idealizado no ano de 1955 – incentivado pelo Pastor Gustav Braun, sua esposa, a senhora Lydia Braun, e da presidente da OASE na época, a senhora Amanda Kaiser – de um hospital para a nossa cidade. Para angariar fundos, as senhoras da OASE promoviam rifas, almoços, festas e também solicitavam doações pela região. A comunidade gostou da iniciativa e o trabalho começou a render os desejados frutos. Não foi e não é fácil manter o hospital; é uma sucessão de preocupações e muito trabalho. Assim, o Hospital Nova Petrópolis foi inaugurado no dia 8 de agosto de 1961.

Felizmente em nossa cidade o hospital não foi sucateado. Pelo contrário, há um excelente projeto lançado em 2010 pela atual diretoria, envolvendo toda a comunidade dos municípios de Linha Nova, Picada Café e Nova Petrópolis. A Campanha “Mãos Unidas Constroem” foi lançada a fim de angariar fundos para iniciar a construção do novo bloco cirúrgico do hospital.

Desde a sua fundação, foram muitas as mulheres que já doaram o seu tempo e o seu dom para servir. Atualmente, há mais de 300 mulheres inscritas na OASE, sendo que semanalmente mais de 50 delas se reúnem para cantar, louvar a Deus e fazer algum trabalho voluntário sempre sob os pilares da comunhão, do serviço e do testemunho. Todos os serviços que estas senhoras executam são gratuitos, ou seja, elas não recebem nenhum tipo de remuneração, nem os gastos pessoais.

Agradecemos a grandeza de espírito e nobreza de sentimentos que tiveram as senhoras fundadoras e as que trouxeram este trabalho aos dias de hoje. Já sabemos que a presidente em 1955 foi a senhora Amanda Kaiser e após as senhoras Hedi Spier, Lydia Braun, Otelga Michaelsen, Irma Schneider, Dalila Kaiser, Miloca Wissmann, Lucinda Fenner, Dalila Kaiser, Ana Maria Schumann, Asta Spier, Lirpa Buhler, Danila Arend, Erica Spier, Erica Zang Michaelsen, Iria Kich e atualmente Mariana Michaelsen. Somos muito gratas a toda população da região e as suas autoridades que colaboram incansavelmente para garantir o bom funcionamento do nosso hospital.

A OASE é representada por uma diretoria composta por seis senhoras eleitas em Assembléia Geral, com mandato de dois anos e possibilidade de uma reeleição. O hospital possui um Conselho Administrativo e um Conselho Fiscal, que são responsáveis pelos trabalhos manuais e coordenação, bens patrimoniais e materiais. A OASE mantém um grupo de senhoras que fazem visitas aos pacientes internados no hospital e, também, nos lares das pessoas doentes; mantém o Lar de Idosos Lydia Braun junto ao hospital; é responsável pelo Culto Infantil e mantém um coral que canta em cultos, enterros e ocasiões especiais.

E para conhecermos melhor o trabalho voluntário da OASE durante os seus 100 anos, lançamos o Concurso Cultural “100 anos de OASE”, que foi coordenado pela professora Paula Alessandra Schoeler Fagundes e premiado pelo Dr. Jorge Salas Sanchez no dia em que ocorreram as homenagens do centenário.

Atualmente, as senhoras da OASE se reúnem todas as quartasfeiras, às 15 horas, na qual é feita uma comemoração em homenagem a todos os aniversariantes do mês.

Por fim, agradecemos a Deus que motivou as senhoras que no passado deram início a essa caminhada de Comunhão – Testemunho – Serviço.

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br