OASE Nacional realiza seminário anual em Curitiba

29/09/2005

As diretorias sinodais da OASE, reunidas no Lar da Irmandade Evangélica Betânia, em Curitiba, nos dias 13 a 15 de setembro, em clima de fraternidade e comunhão tiveram oportunidade de atualizar seus conhecimentos e de trocar idéias sobre temas atuais de seu interesse. Houve também a eleição complementar da diretoria nacional que ficou agora assim constituída: Presidente – Ana Cheila Kummer (Dom Pedrito/RS), Vice – Edeltraut Nehring (Rio Negrinho/SC), Secretária – Gudrun Braun (Rio de Janeiro/RJ), Vice –Wilhelmine Kieckbusch (Blumenau/SC), Tesoureira – Dirce Schitkoski (Castro/PR), Vice – Ivone Beil (Joinville/SC).

Em sua mensagem às comunidades da IECLB as mulheres afirmam, que o papel da OASE, no passado como na atualidade é importante no contexto da IECLB. E acentuam que a OASE “foi, e, é elo de união, de reconstrução, colocando a fé em prática no amor ao próximo, na construção renovadora.”

Durante o seminário foram trabalhados os seguintes temas: “O que é carisma e carismatismo” (P. em. Huberto Kirchheim), “Socorro, sou tímido!” e “Depressão” (P. em. Friedrich Gierus), “Liderança e vida dinâmica” (P. em. Günter Boebel) e, por fim, “Retrato das mulheres” (Pa. Claudete Ulrich).

Referente ao assunto CARISMAS - CARISMATISMO a mensagem das líderes da OASE resume:

“Vimos que o radicalismo leva a rupturas desastrosas; faltando o amor ao próximo, prevalece o ego, falta de humildade. Acontecem rachas nas comunidades que, procurando o novo, deixam de valorizar os alicerces da sua comunidade, e a caminhada de muitos anos de irmãs e irmãos em Cristo... Nós da OASE somos chamadas a exercer a cultura do diálogo, ser participantes nas necessidades da Igreja.”

Partindo dos temas “Depressão” e “Timidez” as mulheres declaram: “Também quanto aos nossos medos e timidez, agora sabemos que, com Deus podemos vencer sofrimentos, limitações e frustrações, para podermos desempenhar plenamente nossa tarefa de líderes nos mais diferentes grupos, a SERVIR ao Senhor. Como liderança, nunca ignorar o inquestionável poder da oração no nosso agir, como OASE, caminhando lado a lado, colocando o braço sobre o ombro de quem precisa de nós. Ser OASE terapêutica, também ecumênica, vivenciando que SERVIR É A MELHOR MANEIRA DE VIVER, testemunhando o amor de Deus. Ter objetivos de vida nos leva para frente, ao encontro dos nossos ideais.”

No fim de sua mensagem às comunidades, as líderes da OASE perguntam: “Quem precisa de nós? e concluem com o pedido: “Que o vento do Espírito Santo possa nos levar aos lugares que Deus nos reservou, animando-nos, sementes de amor, e colocando-nos sob sua proteção, ao orarmos:

Senhor, eu fiz o que pude, faze Tu o que eu não consegui.”


Fonte: P. em. Friedrich Gierus
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br