OASE Gladíolo de Corupá festeja 90 anos de fundação

24/10/2012

OASE Gladíolo 03
OASE Gladíolo 04
OASE Gladíolo 05
OASE Gladíolo 06
OASE Gladíolo 07
OASE Glladíolo 01
OASE
1 | 1
Ampliar

A OASE Gladíolo de Corupá festejou seus 90 anos de fundação(27.10.1922 – 27.10.2012). Celebramos um Culto de Gratidão no último dia 24 de outubro. Estiveram presentes o P.Sinodal Inácio Lemke, ex-pastores da Paróquia P.Gustavo Krieger e P.Rolf Jantsch. Também esteve aqui o P.Claudir Burmann de Massaranduba. Também contamos com a presença da Sra. Venilda Rode, da OASE Sinodal e da Sra. Anila Günther, do Núcleo Jaraguá.

Dos grupos de OASE do Núcleo Jaraguá tivemos a presença de muitas senhoras, além de Rio Negrinho, São Bento e Oxford.

Também participaram o Presidente da Câmara Municipal, vereador João Carlos Gottardi, Presidente da Paróquia de Corupá, Rolando Marquardt, Presidente da Comunidade, César Vicenzi e Presidente da Instituição Educacional, Cultural e Assistencial de Corupá, ligada à Paróquia, Ademar Bosshammer. Foram também homenageadas as presidentes do Grupo de OASE Gladíolo, dos últimos anos.
 

 

Histórico do Grupo de OASE Gladíolo

São 90 anos de caminhada até o dia de hoje. Mas como tudo começou?

Aconteceu mais uma vez... duas mulheres dão à luz, não resistem... outra vez complicações e morte. Há muita revolta. Age então, a Sra. Klara Herrmann. Ela cavalga de uma casa à outra para conseguir membros para formar um grupo de mulheres organizadas para buscar em conjunto soluções. Outras senhoras se unem a ela.

Foi fundado então, a 15 de janeiro de 1922, o “Frauenverein Humboldt.” E a contribuição espontânea de 70 mil réis destas mulheres tornaram possível a contratação da Schwester Ana Abele.

Mas ela não coseguiu adaptar-se por aqui. Falta total de recursos e ainda o clima quente e úmido fizeram-na desistir.
Organizou-se então uma festa para arrecadar fundos. O êxito da festa resultou em 1.000 mil réis e um pequeno hospital foi equipado, onde o Dr. Ladisch clinicava.

Em 27 de outubro de 1929 o mesmo grupo fundou o “Evangelischer Verin Hansa Humboldt”, mais conhecido como “Frauenhilfe Hansa Hunboldt”, pois as senhoras católicas afastaram-se do grupo original. Com a ajuda do consulado Alemão foram contratados Schwester Gretel e logo mais Schwester Amalie.

Em 1935 foi inaugurado o jardim de Infância Anita Garibaldi. Mais uma obra da ‘’Frauenhilfe Hansa Humboldt’’.
Estoura a Segunda Guerra. Tempos difíceis. Proíbe-se o idioma alemão. Alemães são perseguidos. Patrimônios de entidades mantidas por eles são fechados ou confiscados.

Assim, em 1950 foram vendidos os bens restantes que a “Fraeuenhilfe Hansa Humboldt” possuía e o montante arrecadado entregue à Paróquia Evangélica Luterana de Corupá.

Em 1964 a nova diretoria eleita optou pelo registro oficial do grupo, para assim poder conseguir verbas juntos aos poderes públicos, passando-se a chamar “Congregação de Senhoras Evangélicas de Corupá.” O Jardim de Infância Anita Garibaldi foi ampliado, funcionando anexo ao Salão Paroquial.

Em 2 de Outubro de 1964 falece a Sra. Klara Herrmann. Uma semana antes ainda estava presente ao encontro regular do grupo. Em sua homenagem o Salão Paroquial, que pouco tempo depois era concluído, recebe o seu nome. E aqui uma época se encerra.

Em 1969 assume como Presidente a Sra. Luize Engel. Também ela deu uma contribuição ao grupo, encaminhando-o para o que ele é hoje. Seguiu-lhe a Sr. Inge Kühr, Ursula Gallize, Hannelore Herrmann, Alice Seidel, Ingrid Schulze, Hannelore Herrmann, Ingrid Schulze e Ivone Marquardt.

A partir deste grupo surgiram no decorrer do tempo ainda os grupos de OASE de Vila Isabel, fundado em 16 de julho de 1948, de Rio Paulo, fundado em 27 de Dezembro de 1954, e o de Isabel Alto, fundado em 28 de Janeiro de 1958.

Lembramos saudosas o nome da fundadora Sra. Klara Herrmann e da primeira diretoria: Anna Behrenstein, Klara Herrmann e Clara Bahr. Lembramos igualmente todas as demais senhoras que ao longo deste tempo uniram-se a elas, e todas aquelas que ainda hoje continuam empenhadas nesta causa.

Com alegria e espírito de equipe seguimos em frente para onde for preciso e o senhor nos enviar, sempre de mãos dadas com a comunidade, fazendo jus ao nosso lema: OASE- Comunhão, Testemunho e Serviço.

Este grupo de OASE completa 90 anos, sempre auxiliando a Paróquia e a comunidade.

Nestes últimos 10 anos atuaram como Pastores o Pastor Otto Porzel Filho e Pastor Adenor Saatkamp.

O pastor Otto encerou suas atividades na Paróquia de Corupá em Janeiro de 2008, sendo substituído pelo Pastor Adenor, que assumiu os trabalhos na paróquia em Fevereiro de 2008.

Atualmente este grupo tem 25 senhoras atuantes, sendo que nos últimos anos faleceram as Sras. Irene Krüger, Waly Brugnago, Matilde Romão, Ana Duwe, Lidia Vajand, Elisabeth Hanemann e Elisabet Hinkelmann. Contamos com a missão de visitar idosos e doentes acamados e pessoas com necessidades especiais, continuando com os encontros semanais com trabalhos manuais.

Temos também momentos de descontração com a nossa amiga Ingrid Schulze com atividades lúdicas. Também temos a parte espiritual, com textos bíblicos e mensagens com o pastor Adenor Saatkamp, para nos manter firmes na fé cristã.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br