O grupo de OASE Girassol de Caçador comemorou no dia 09 de setembro seus 80 anos de atividades. A celebração festiva aconteceu no dia 14 de setembro, contando com a participação de quase uma centena de mulheres, da comunidade local, assim como visitantes dos grupos de Videira (Paróquia de Rio das Antas), Curitibanos (Paróquia do Planalto Central Catarinense), além da presença da diretoria sinodal da OASE, Vera Lucia Bettega Küster (Presidente), Anegret Reinke Wudtke (Secretária) e Relinda Rode (Tesoureira).
A recepção aconteceu a partir da 14h, seguida pela Celebração Eucarística as 14h30. O Culto foi concelebrado pelo Ministro local, pastor Ildo Franz, e a Ministra do CAM de Videira, pastora Francinne de Oliveira Kerkhoff.
Ildo abordou na pregação o tema, “Sonhar não é proibido”, destacando que, “a OASE é fruto de sonhos de mulheres, que não ficaram hibernados em seus pensamentos e ideias, e por isso este trabalho chegou até nós”. Citou o autor Augusto Cury em seu livro “O vendedor de sonhos”, que, “...uma mente saudável deveria ser uma usina de sonhos. Pois os sonhos oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e sentido”.
Resgatou a história com seu início na Alemanha, Rio Claro, e assim também a história na cidade de Caçador, que desde sua origem, pode resumir-se ao trabalho de ênfase diaconal, mesmo que o termo na ocasião não fosse usual.
Este é o diferencial do trabalho da OASE, em relação à outras instituições, que vai além de assistência social, pois sua ênfase está pautada na “prática de amor ao próximo(a) a partir do amor incondicional de Deus por cada um(a)”, olhando o ser humano na sua integralidade.
O pastor Ildo lembrou que este sonho das mulheres da OASE está “ancorado” no sonho de Deus pela humanidade, o que fica muito claro e definido nos 10 objetivos do grupo.
Estes objetivos deixam claro que a atuação da OASE nunca deverá estar voltada para o desejo, satisfação ou realização individual e pessoal, pelo contrário, para a vivência do amor ao próximo(a), caso contrário, onde impera a individualidade, o sonho se dissolve.
Cury lembra que: “É possível destruir o sonho de um ser humano quando ele sonha para si, mas é impossível destruir seu sonho quando ele sonha para os outros, a não ser que lhe tirem a vida”.
Após a celebração, todos(as) foram recepcionados(as) no Centro Comunitário para um momento de homenagens, sendo servido um delicioso café, com sorteio de brindes e da Ação entre Amigos promovido pelo grupo.
Somos gratos a Deus por ter permitido, animado e motivado aquelas mulheres a sonharem o sonho de Deus com este belo trabalho que iniciaram à 80 anos atrás. Por isso nos basta dizer que temos inúmeros motivos para juntos(as) alegres jubilar, pois, “Até aqui o SENHOR Deus nos ajudou”.
Que Deus continue a abençoar a caminhada deste grupo adiante, para continuar sonhando o Sonho de Deus, pois, “sonhar não é proibido”.