No dia 30 de março uma equipe da diretoria sinodal da OASE do Sínodo Vale do Taquari fez a entrega do resultado de mais uma campanha da Oferta de Gratidão. A entidade beneficiada foi mais uma vez a FUNDEF – Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais. Esta organização iniciou suas atividades em Lajeado – RS, no ano de 1991, com a reunião de um pequeno grupo de profissionais. A ideia da criação surgiu com a falta, no estado do Rio Grande do Sul, de um centro especializado e multidisciplinar capaz de prestar o longo e complexo tratamento das malformações crânios-faciais, principalmente as fissuras lábio-palatais. A concretização do projeto veio com a acolhida do Hospital Bruno Born de Lajeado que, como entidade mantenedora, pôs à disposição os recursos iniciais e a área física necessária para o desenvolvimento das atividades. O programa de reabilitação conta hoje com mais de 20 profissionais, formando uma equipe interdisciplinar que segue um plano de tratamento estabelecido para cada paciente. Atende pessoas oriundas de todo o estado, que vêm encaminhadas pelas Secretarias Municipais de Saúde e agendados por suas Coordenadorias Regionais de Saúde. A FUNDEF conta já com 2.063 pacientes atendidos, abrangendo mais de 300 municípios.
As presidente e vice-presidente da OASE Sinodal, Marlene Ahlert e Gladis Jacobs e o orientador teológico, P. Milton Schmidt concederam a seguinte entrevista:
LG: O que é a Oferta de Gratidão da OASE do Sínodo Vale do Taquari?
MA: É uma campanha anual realizada pelos grupos da OASE no Vale do Taquari. Ela se destina a uma entidade que reconhecidamente realiza um trabalho de grande significado social. A entidade a ser contemplada com os recursos é escolhida no Congresso Sinodal Administrativo da OASE, que acontece a cada dois anos. A Oferta de Gratidão é uma doação voluntária feita pelas mulheres dos 49 grupos de OASE pertencentes às comunidades do Sínodo Vale do Taquari. Além dessa oferta, um grupo de OASE também contribui com a sua Igreja, a IECLB, destinando a ela 10% do resultado de suas promoções. Cada membro de grupo contribui também com uma taxa estipulada para manter a OASE em nível local, sinodal e nacional.
LG: De onde surgiu a ideia de destinar esta Oferta à FUNDEF?
GJ: Quando a diretoria prepara um Congresso Sinodal da OASE, ela solicita aos grupos a indicação de entidades que poderiam ser beneficiadas com a oferta. Durante o evento as sugestões são apresentadas e, havendo mais de uma sugestão, as congressistas votam para escolher qual será beneficiada, baseada na importância do trabalho realizado.
LG: Há quanto tempo a OASE do Sínodo Vale do Taquari destina sua Oferta de Gratidão à FUNDEF?
GJ: Há pelo menos seis anos, pois o Congresso acontece de dois em dois anos e em duas ocasiões esta destinação já foi renovada.
LG: Mais alguma consideração sobre esta atividade?
MS: Olhando a importância da atividade realizada pela FUNDEF, chegamos à conclusão de que deveríamos participar muito mais desta obra. Achamos que também os grupos locais da OASE, se conhecessem o trabalho da FUNDEF mais de perto, seriam mais generosos em sua oferta.