OASE de Estrela-RS celebra 100 anos

22/09/2012

Pastora Ângela Ulrich na pregação
700 pessoas participaram da comemoração
Coro da OASE de Estrela e conjunto instrumental
exexução do hino nacional
Ex-pastores de Estrela
orquestra jovem do SESI Estrela-Lajeado
Pastor Gilciney 3
Pastor Presidente Nestor P. Friedrich
Pastor Sinodal Marcos Bechert
Presidente da OASE de Estrela
1 | 1
Ampliar

No sábado, 22 de setembro, a OASE de Estrela celebrou seus cem anos de história e de vida. O assim chamado Chá do Centenário reuniu cerca de 700 pessoas oriundas de perto e de longe. Grupos de OASE do Sínodo Vale do Taquari e de outros Sínodos estiveram presentes, bem como representantes das OASEs sinodais dos Sínodos Vale do Taquari, Rio dos Sinos, Rio Paraná, Sul-Rio-Grandense, Vale do Itajaí e Centro-Campanha-Sul. Também a Presidente da Associação Nacional dos Grupos de OASE, Sra. Elsa Eneli Müller Jansen homenageou a OASE centenária. Destacamos com muita alegria a presença do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, e do Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, P. Marcos Bechert.

Algo muito especial na celebração dos cem anos foi a participação dos Pastores que atuaram na Paróquia de Estrela. Participaram do evento os pastores, Hartmut Schiemann, Silvio Meincke, Guido Leonhardt, Otto Porzel Filho e o Pastor Marcos Bechert.

A celebração do centenário foi uma oportunidade para lembrarmos a história do grupo. Fundada em setembro de 2012 pelo Pastor Ernst Dietschi esta OASE tem sua história marcada pelo serviço e pelo amor ao próximo. Segundo consta em documentos, a Evangelische Frauenverein (Sociedade de Senhoras Evangélicas) foi fundada para ajudar a Comunidade de Estrela em suas dificuldades financeiras. Já no período pós-guerra (2ªGuerra mundial), algumas Senhoras da OASE enviaram mantimentos para a Europa. Este trabalho assitencial/diaconal continua até os dias de hoje e contribui para famílias carentes da nossa cidade com a atuação do Grupo de Apoio da Assistência Social. Além disso, a OASE dá o seu testemunho através do seu Coro, do Grupo de Trabalhos Manuais e do Grupo de Visitação Hospitalar. A frase “Pois só o amor dá o melhor” foi escrita pelo P. Dietschi em 1937, quando a OASE celebrou 25 anos. Esta frase foi rebuscada e permeou as comemorações do centenário. A pastora Ângela Ulrich e a presidente da OASE de Estrela, Sra. Rejane B. J. Hagemann, em seus pronunciamentos, falaram desta frase e do amor como marca maior da OASE.

As comemorações do centenário da OASE de Estrela iniciaram já em março no Dia Mundial de Oração. No mês de abril realizou-se a Semana de Missão com pregações trazidas pela pastora estrelense Anelise Lengler Abentroth sobre o tema: Comunhão, Testemunho e serviço. No mês de maio a OASE foi homenageada no Festival do Chucrute e lançou, na feira do livro de Estrela, seu livro “Centenário da OASE de Estrela: pois só o amor dá o melhor”. Neste mês, mês do centenário, tivemos uma homenagem na Câmara Municipal de Vereadores, um encontro festivo com o Grupo de Idosos Caminhando Juntos e a culminância das comemorações foi este Chá realizado no último sábado. 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br